O Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado nesta quarta-feira, 5 de junho, foi criado em 1972 na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, em Estocolmo, na Suécia. Em 1981 o Brasil estabeleceu em todo território nacional, a Semana Nacional do Meio Ambiente, que tem o objetivo de apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país. O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) conta com o núcleo Socioambiental para tratar de assuntos relativos a essas questões.
O presidente do MDB Socioambiental, Breno Carone, explica que o núcleo é composto por por pessoas técnicas filiadas ao partido e que discutem os temas ambientais em nível regional, estadual, nacional e até mesmo mundial.
“As pautas são discutidas no partido internamente, através de reuniões. Nos estados, são discutidas no terceiro setor, com ONGs e secretarias de estado. Agora por exemplo, estamos focados na área de saneamento, que é bastante deficitária no Brasil. Temos que pensar que saneamento é saúde”, disse.
Carone fala que outros temas como as restaurações e recuperações de áreas degradadas, bem como as bacias hidrográficas, estão sempre presentes nos encontros.
“Nós procuramos realizar as ações do núcleo com debates, mas mais do que isso, acho que nós temos um papel muito importante no MDB Socioambiental para atuar junto a nossa bancada no Senado, mostrando a importância de termos um marco regulatório para o saneamento, por exemplo. Pela força do partido e pela história do MDB, acredito que o nosso núcleo pode somar dentro da Congresso Nacional”, ressaltou.
O presidente do núcleo lembra que é muito importante hoje em dia a comemoração desta data e da Semana do Meio Ambiente, já que mundialmente se discutem temas como as mudanças climáticas, alternativas para energias renováveis e preservação de matas. “Temos que estar mostrando nesta semana, a importância do Meio Ambiente, já que afeta a vida de todos nós. É importante que se reflita sobre um mundo melhor, mais sustentável, fazendo práticas sustentáveis em todas as áreas”,