Senadores do MDB comemoram aprovação do Mais Médico pelo Brasil

O projeto de lei foi relatado pelo senador Confúcio Moura, do MDB de Rondônia, e vai contribuir para melhorar o atendimento de saúde em todo o território brasileiro especialmente, em comunidades mais isoladas. A matéria perderia sua validade nesta quinta-feira (28) e foi aprovado ainda na quarta, após intensa articulação do parlamentar. O texto segue agora para sanção presidencial.

Com a nova redação, o programa permitirá a reincorporação dos médicos cubanos por mais dois anos. O beneficio contempla somente aqueles profissionais que permaneceram no Brasil no período de 13 de novembro de 2018 até 1 de agosto deste ano, na condição de naturalizado, residente ou com pedido de refúgio.

“Tivemos a honrosa missão de relatar essa medida. É um programa novo e de longa duração que, com certeza, vai avançar sendo aperfeiçoado pelos demais governos”, afirmou o senador Confúcio Moura.

Na mesma sessão, o Senado também aprovou a proposta do Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira) que tem como principal objetivo avaliar o nível de conhecimento de médicos brasileiros formados no exterior, ampliando a oferta de profissionais no território nacional.

“Conseguimos construir acordos aqui no Senado e aprovamos essa proposta. O Revalida é importante porque esses médicos estão no Brasil sem atuar, e ao fazer a prova, eles poderão trabalhar no ano que vem, atendendo nossa população. Então, eu estou satisfeito”, concluiu o senador.

Quem também comentou o assunto foi o senador do MDB do Acre, Márcio Bittar. Em suas redes sociais, ele comemorou o resultado e lembrou que o programa será importante para atender comunidades mais isoladas, como as existentes no Acre e em outros Estados da Amazônia. “Tanto o Médico pelo Brasil como o Revalida vão ajudar muito o nosso país. São medidas importantes para que tenhamos mais profissionais da área médica atendendo aos moradores da nossa região”, afirmou o parlamentar.

Para o senador Luiz do Carmo, do MDB de Goiás, essa é a oportunidade para que jovens profissionais brasileiros formados no exterior, consigam atuar no mercado nacional. “Você que é brasileiro e se formou em medicina em outro país é só fazer o Revalida e atuar no Brasil. Sei que vocês são capacitados, portanto estudem, passem no revalida e venham fazer no Brasil o que você escolheram na medicina, que é salvar vidas”, disse em suas redes sociais.

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.