Com foco na Convenção Nacional dos núcleos, Juventude do MDB realizou convenções em 26 estados do Brasil

A última convenção estadual da Juventude do MDB foi realizada nesta terça-feira (19), em Brasília, assim a JMDB segue organizada nos 26 estados do Brasil, após a realização de suas convenções municipais e estaduais. Agora, com olhar para o futuro, no dia 30 de novembro será realizada a Convenção Nacional dos Núcleos do MDB, que irá eleger, de forma democrática, o novo dirigente nacional da JMDB.

A Juventude do partido está no processo de realização das convenções nos estados há mais de um ano, já que, de acordo com o estatuto do MDB, é preciso que 30% dos municípios realizem suas convenções para que sejam feitas as convenções estaduais. Após realizar todas as convenções estaduais, pode assim ser feita a Convenção Nacional dos núcleos.

Segundo Assis Filho, presidente da JMDB Nacional, esse é um momento extremamente importante e democrático para o partido, que permite uma mobilização em relação às pautas partidárias, principalmente nesse momento de reorganização do partido.

“Quando nos unimos para escolher os nossos dirigentes, mantemos a tradição da democracia. Os diretórios são frutos de um debate interno e democrático de escolha de representantes. Esse processo garante a participação de todos na construção desse núcleo tão importante para o partido”.

A convenção nacional da juventude será formada pelos convencionais, delegados eleitos nas convenções estaduais para representarem seus estados. Mais de 300 delegados estarão em Brasília no dia 30 de novembro para a Convenção Nacional dos núcleos.

“Dentro do contexto de convenções estaduais, nós estamos possibilitando o chamamento da juventude emedebista para o processo. Essa é uma mobilização que se deu nos municípios e nos estados, o que garante um processo democrático na escolha dos seus representantes. Com isso, estamos fortalecendo a democracia interna do MDB, uma característica do nosso partido”, disse Assis.

Núcleos

Atualmente, o MDB possui Núcleos de Juventude, Mulheres, Afro, Socioambiental e Trabalhista. Eles são responsáveis por contribuir com a mobilização do partido em todo o país e defender bandeiras pertinentes aos temas que representam. A organização dos Núcleos em cada Estado é uma das metas da nova Executiva Nacional.

“Precisamos fortalecer os Núcleos e a nossa militância para que o partido busque a reconexão com os anseios da sociedade. Temos grandes desafios, precisamos reinventar, encarar nossos erros, fazer diferente”, afirmou o presidente Nacional do MDB, Baleia Rossi.

Chamamento

Nas redes sociais, o presidente da JMDB Nacional, Assis Filho, reforçou o convite para o Encontro. Em sua gestão, o partido conseguiu implantar, reativar e fortalecer as juventudes emedebistas de todos os Estados e do Distrito Federal.

“Estamos organizando uma grande convenção com a participação de todos os Estados do Brasil, com a militância jovem, negra, de mulheres, estudantes secundaristas, universitários, com as mais variadas formas de expressão da juventude emedebista. Converse com o diretório do MDB do seu Estado e se organize. Venha fazer parte dessa caravana e ser protagonista do novo momento que o MDB quer construir para o Brasil”, convocou.

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.