Convenção Estadual MDB RJ 2022

‘É preciso pacificar o país; o papel dos partidos políticos é mediar e trazer soluções para os problemas da sociedade’, afirma Leonardo Picciani na Convenção Estadual do MDB-RJ

Com o auditório da sede histórica do MDB-RJ, na Avenida Almirante Barroso, no Centro do Rio, lotado, o diretório regional do partido realizou na última sexta-feira (17/02), a convenção estadual para a montagem da nova diretoria da legenda em 2022. Com representantes de todos os núcleos e diretórios municipais presentes, o evento também contou com a presença de baluartes do partido, como o ex-governador e ministro Moreira Franco, além do ex-deputado e presidente da Alerj, Gilberto Rodriguez, um dos fundadores da sigla na década de 1980.

– É hora de dizer não à polarização, e sim, ao diálogo. Dizer sim à conversa, à negociação, à empatia e ao amor ao próximo. O papel dos partidos políticos é mediar e trazer soluções para os problemas da sociedade, e enfrentá-los na ponta, em campo, quando assim se faz necessário. O MDB, através da sua militância, não tem fugido a essa luta – afirmou o deputado federal Leonardo Picciani, durante a abertura do evento.

A fala do presidente do MDB-RJ deu o tom que a sigla irá adotar na disputa das eleições de 2022: a defesa intransigente da democracia, a busca incansável pelo diálogo e a proposição de políticas públicas que fomentem a economia, a geração de empregos, a garantia de direitos e a qualidade de vida da população.

Moreira Franco, ex-governador do Rio e ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência e, posteriormente, ministro de Minas e Energia no governo Michel Temer (um dos quadros mais experientes e respeitados da legenda fluminense), foi enfático:

– O país nunca esteve tão radicalizado, tão polarizado. Não há condição de ter paz social, de construir uma alternativa que restabeleça emprego, renda, direitos sociais, a não ser num clima pacificado. A nossa bandeira política hoje, na minha opinião, tem que ser a bandeira da pacificação. É fundamental pacificar o país. Num clima de intolerância, de radicalização, de briga e de conflito, não se constrói, se destrói – defendeu o ex-governador.

Moreira também lembrou do protagonismo do MDB no processo de redemocratização do país na década de 1980, e afirmou que nesse momento de polarização a legenda está pronta para cumprir o seu papel.

– Nós temos que abraçar essa bandeira da pacificação com o mesmo entusiasmo e confiança em que no passado abraçamos a bandeira da redemocratização. Nós sabemos como fazer isso, e agora a realidade está nos colocando nesse novo desafio. Não tenho a menor dúvida de que nós haveremos de responder positivamente – concluiu, fortemente aplaudido.

Coordenador Geral de Núcleos do MDB-RJ, e ex-deputado estadual, Rafael Picciani também dedicou a sua fala aos problemas com a polarização no país:

– O MDB mais uma vez se demonstra capaz de ser um ponto de equilíbrio. De ser um partido com a responsabilidade e a capacidade do tamanho do Brasil, que consegue dialogar com os mais diversos campos de pensamentos e oferecer um projeto sólido para a condução do país. Temos clareza de que a democracia deve ser valorizada intransigentemente – defendeu.

Preparação para 2022

Com a votação para a eleição do novo diretório estadual, o MDB-RJ se prepara agora para escolher sua nova executiva. Seguindo todos os trâmites eleitorais do processo, a sigla está a caminho da fase final da montagem das chapas que irão concorrer nas eleições de 2022.

– O MDB demonstra mais uma vez que é um partido vivo, que dá voz aos seus militantes e movimentos, participa das discussões, e que quando escolhido pela população para exercer os cargos eletivos dá conta do recado, consegue entregar e realizar – disse o presidente do MDB-RJ – Nesse momento em que a gente renova o diretório estadual, quero reafirmar que até o final de março, início de abril, estaremos dedicados à montagem de uma grande chapa de candidatos qualificados e capazes de fazer um excelente trabalho como representantes da população – assegurou Leonardo.

Picciani lembrou que o partido lançará a candidatura do prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, para representar o Rio de Janeiro no Senado, e ressaltou que a sigla entrou oficialmente como partido da base do governador Cláudio Castro no fim de 2021.

Por estar em compromisso fora do Rio, o prefeito Washington não pôde participar do evento. A cerimônia de abertura contou ainda com a presença do prefeito de Paraty, Luciano Vidal, do Secretário Estadual de Ações Comunitárias e Juventude, Gelby Justo, do vereador da capital fluminense Victor Hugo e do vereador de São João de Meriti, Renato Pimenta.

Com informações do MDB Rio de Janeiro

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.