O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou nesta segunda-feira (17) a lista dos “cabeças” do Congresso Nacional. O MDB aparece em terceiro lugar com um total de 12 parlamentares influentes, sendo 4 deputados e 8 senadores.
De acordo com o Diap, a lista é composta por 100 parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades.
“Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo , destacamos a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo”, segundo o departamento.
Entre os deputados mais influentes do Congresso Nacional estão Baleia Rossi (SP), Daniel Vilela (GO), Darcísio Perondi (RS) e Lelo Coimbra (ES). E os oito senadores são: Edison Lobão (MA), Eunício Oliveira (CE), Fernando Bezerra Coelho (PE), Renan Calheiros (AL), Roberto Requião (PR), Romero Jucá (RR), Simone Tebet (MS) e Waldemir Moka (MS).
O senador Fernando Bezerra Coelho (PE) saiu da lista de ascensão e passou a compor a lista de “cabeças” neste ano, sendo o único senador estreante. Bezerra Coelho destaca-se por sua habilidade de ser formulador, segundo a pesquisa.