É com uma cultura forte que vamos evoluir como país, diz Simone Tebet, na visita ao Bolshoi, em Joinville (SC)

Candidata foi recebida com uma apresentação dos alunos da escola e expôs detalhes de seu plano de governo para a área cultural no Brasil

Fomentar a cultura, tanto no que diz respeito à recuperação da estrutura de gestão pública do setor como na ampliação das fontes de financiamento. Esses são os pilares da proposta de Simone Tebet para a área cultural no Brasil, apresentados na manhã desta terça-feira (23/8), em visita da candidata às instalações da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville (SC). “É com uma cultura forte que vamos evoluir como país”, afirmou.

No Bolshoi a candidata foi recepcionada com uma apresentação especial preparada pelos alunos da instituição. Ao final do balé, ela frisou: “Esse é o tipo de experiência que precisamos replicar pelo Brasil inteiro. As crianças e jovens que estudam e são formadas aqui não tem só uma oportunidade de descobrir seus talentos, mas uma oportunidade de vida.”

O detalhe curioso da visita foi que, ao piano, durante a apresentação feita para a candidata, estava Diego Guedes, conterrâneo de Simone, de Três Lagoas. Entre pedidos de fotos e abraços, ele elogiou a atuação da candidata como prefeita, eleita e reeleita na cidade entre 2005 e 2010, e disse que estava muito emocionado em conhecê-la.

A escola de Joinville é a única do célebre balé fora da Rússia. Foi aberta em 2000 após esforços do então prefeito da cidade, Luiz Henrique da Silveira, do MDB. Ela atende 240 alunos, a maioria crianças e adolescentes carentes (48% com renda familiar abaixo de 2 salários mínimos), vindas de mais de 20 estados brasileiros. Em geral, recebe crianças com 9 a 10 anos, que se formam entre 17 e 18 anos.

A candidata à Presidência pela coligação “Brasil Pra Todos” (MDB, PSDB, Cidadania e Podemos) já anunciou os seguintes compromissos para a área de cultura:

• Recriar o Ministério da Cultura, recuperando o status, a atenção e a importância que a área merece;
• Fortalecer leis de incentivo à cultura – como a lei Rouanet, a lei Aldir Blanc e a lei do Audiovisual – com fontes estáveis de financiamento e fomento, critérios objetivos e impessoais que contemplem ampla gama de atividades, artistas de todos os portes e de todas as regiões do país;
• Apoiar e promover o turismo, em coordenação com o Ministério da Cultura, visando maior atração de visitantes e eventos para o país, com especial atenção ao aumento da visitação a museus e parques nacionais;
• Valorizar o patrimônio cultural e histórico e garantir sua preservação e manutenção.

Acompanharam a candidata na visita, Valdir Steglich, presidente do Bolshoi no Brasil, Pavel Kazarian, diretor-geral da escola e funcionário do Bolshoi de Moscou, Joel Gehlem, da Academia Joinvilense de Letras, e as diretoras da escola Célia Campos e Margit Olsen. Entre os políticos, estavam presentes o deputado federal e candidato ao Senado por Santa Catarina Celso Maldaner (MDB), o deputado federal e vice-presidente do MDB Nacional, Carlos Chiodini, o presidente do MDB de Santa Catarina, Edinho Bez, a vereadora Tânia Renearti, Ivete Appel da Silveira, que assumiu o Senado, esposa do Luiz Henrique da Silveira (MDB). Isso além do candidato a deputado federal, Cláudio Aragão (MDB), o deputado estadual, Fernando Krelling (MDB), e dos candidatos a deputados estaduais Paulo Basilio (MDB), Flávia Vicente (MDB) e Suelen Geremia (MDB).

Assessoria de Imprensa
Campanha Simone Tebet

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.