Conheça
Núcleos
Comunicação
FUG
Diretórios
Estatuto
Documentos
Filie-se
Participe!

“Eleições e Democracia” – artigo de Eunício Oliveira, presidente do diretório do MDB no Ceará

O presidente do MDB no Ceará, Eunício Oliveira, publicou artigo no jornal “O Povo”. No texto, o ex-presidente do Senado Federal faz ponderações sobre as previstas neste ano. “Faz-se necessário ampliar a participação das mulheres, dos jovens, negros, povos originários e todos aqueles que precisam de politicas publicas para ultrapassar barreiras históricas que aumentam as desigualdades”, escreve Eunício.

Leia abaixo a íntegra do artigo:

ELEIÇÕES E DEMOCRACIA 

É chegado 2020, ano que dá inicio à contagem de uma nova década que abre a todos nós perspectivas de renovação em vários aspectos da cotidiana. No tocante ao ambiente politico, as atenções voltam-se para as eleições municipais que serão realizadas em outubro próximo. Nós eleitores, somos convidados a participar do processo que vai definir os titulares das gestões públicas e os legisladores no âmbito das cidades. Prefeitas e prefeitos, vice-prefeitas e vice-prefeitos, vereadoras e vereadores serão escolhidos para representar os anseios da sociedade na administração pública pelos próximos quatro anos.

Importante e necessário destacar a força do voto. É por ele que os destinos políticos dos municípios serão definidos. Muitos lutaram, outros deram a vida para que tivéssemos o poder de decisão sobre quem assumiria a função de gerir os destinos de cada cidade. Não podemos nos esquecer que, no que diz respeito às capitais, apenas em 1985 retomamos o direito dessa escolha.

De lá pra cá, especialmente depois da Constituição de 1988, ampliamos serviços, mecanismos de participação popular, mas temos muito a fazer pra que o bem-estar do cidadão seja o foco das administrações municipais. Para tanto, faz-se necessário ampliar a participação das mulheres, dos jovens, negros, povos originários e todos aqueles que precisam de politicas publicas para ultrapassar barreiras históricas que aumentam as desigualdades.

Nós, que fazemos o MDB, estamos nos preparando a dar à sociedade brasileira, e posso falar em especial pelo nosso Ceará, opções de qualidade para o quadro sucessório nos municípios. Seja nas cidades onde já estamos à frente das administrações seja onde somos parceiros dos atuais gestores ou mesmo naquelas onde nas quais fazemos oposição programática, o partido está vigilante e preocupado em ser protagonista.

E o objetivo é um só. Levar aos cidadãos a mensagem do desenvolvimento econômico, da justiça social, do cuidado com o meio ambiente e com a qualidade de vida das pessoas. Sou um municipalista, entendo que é nas cidades onde as pessoas realmente vivem. Daí nossa histórica identificação com as causas dos municípios, todo o trabalho que desenvolvemos ao longo dos anos para valorizar a gestão pública municipal.

Publicações

Relacionadas