Em artigo, presidente do MDB Socioambiental, Breno Carone, fala sobre os acontecimentos na Amazônia

“Há anos no Brasil, governos de diferentes partidos e ideologias avançam na pauta referente ao Meio Ambiente, tornando-o país referência mundo a fora . Já o atual governo, mesmo antes de tomar posse, dizia que acabaria com o Ministério do Meio Ambiente, suas Políticas e Autarquias.

Com isso, a Amazônia perdeu cerca de R$ 300 milhões em doações internacionais do Fundo que a Noruega e a Alemanha, repassavam para ajudar na preservação do Bioma Amazônico. Porém, a verdade é que o governo não quer o dinheiro doações para preservação, pois não há interesse em proteger o Meio Ambiente, e usa retórica partidária e ideológica contra as ONG’s, fazendo com que isso manche a imagem do Brasil no mundo inteiro. Essa postura prejudica inclusive o setor agropecuário, que também pede que seja feito o controle do desmatamento pelo governo.

Quando o governo diz não acreditar no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ele também diz não acreditar na Ciência, O INPE conta a verdade que o governo e o Presidente da República não querem ouvir. O governo irá censura as instituições para falar somente com o que quer ouvir?

O INPE é uma instituição estratégica para o Brasil, mas está esvaziada e fraca , dessa manera podemos acabar perdendo o controle da Amazônia para os estrangeiros que continuam a produzir os dados sobre desmatamento.

A fiscalização na região é praticamente inexistente, faltam fiscais, e os que sobraram são coagidos e perseguidos.Hoje se calcula que 30% na redução das operações de combate ao desmatamento tem ligação direta com as queimadas que estão ocorrendo, que cresceram 70% em 2019 em comparação com o ano passado.
Em todo o país, são registrados mais de 66 mil pontos de incêndios, esse é o maior índice desde 2013, quando os dados começaram a ser apurados.

O bioma mais afetado é da Amazônia com 55,9%. Consequência disso foi uma segunda- feira com o céu escuro em São Paulo na parte da tarde. Isso aconteceu em decorrência de uma frente fria que se encontrou com o material particulado carregado pelo vento vindo das queimadas na região Amazônica. Embora o Ministro do Meio Ambiente tenha dito que a Amazônia precise de soluções capitalistas, sabemos que não é bem assim, pois o avanço sobre a floresta é o principal responsável pelo desmatamento.

Estudos comprovam que a floresta não se regenera se o desmatamento chegar a 40% do total da floresta amazônica, por isso todos nós, precisamos nos conscientizar e combater essa barbárie que estão fazendo com a Amazônia o meio ambiente no para mundo”.

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.