Em Montes Claros, Minas Gerais, Simone Tebet assume compromisso com irrigação, geração de empregos e energia renovável

“Falta vontade política para trazer um grande projeto de irrigação para a região. É chegar, sentar e achar as melhores soluções para a falta d’água”

A candidata Simone Tebet prossegue com a agenda de apresentação de seu programa de governo pelo Brasil. Nesta segunda-feira (12/9), Simone passou a manhã em Montes Claros, no norte de Minas Gerais. Simone caminhou pela área central da cidade, respondeu aos jornalistas e depois participou de uma reunião com lideranças empresariais na Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI). Por fim, visitou a Santa Casa de Montes Claros, onde foi recebida por Maurício Sérgio Sousa e Silva, superintendente da instituição.

Apesar de não ser especificamente a situação de Montes Claros, o norte e o nordeste de Minas, sobretudo em regiões como o Vale do Jequitinhonha e do Vale do Mucuri, apresentam baixos indicadores socioeconômicos. “Minha prioridade absoluta é erradicar a miséria e a fome. Todas as regiões do Brasil são férteis e têm condições de gerar emprego e renda. O norte de Minas não é diferente. O que falta é vontade política para trazer, definitivamente, um grande projeto de irrigação, porque esse é o grande problema aqui, para que essa região possa, por exemplo, produzir e exportar frutas, gerando emprego e renda”, afirmou a candidata.

Ainda a respeito da importância da irrigação para a região, Simone disse: “É preciso terminar os projetos de barragens que vão garantir dignidade e cidadania para a população do norte de Minas. Só se erradica a miséria e a fome quando se gera empregos. Há muitas potencialidades aqui, mas, repito, o que falta é vontade política. É chegar, sentar e achar as melhores soluções para a falta d’água, investindo também fortemente em projetos de energia renovável, especialmente a solar”.

No discurso realizado na ACI de Montes Claros, onde foi muito aplaudida, Simone afirmou: “As pessoas tendem a falar que no norte de Minas um terço da população vive abaixo da linha da pobreza. É verdade, mas esta não é uma região pobre. É uma região que, infelizmente, não recebe a devida atenção da classe política. Porque aqui se produz, aqui, se colocar investimento público, as coisas acontecem. Se irrigar, como disse o prefeito de Jaíba, é possível dobrar a produção de itens da hortifruticultura, especialmente frutas. Isso gera emprego, renda e comida mais barata na mesa não só do mineiro, mas de todo o Brasil”.

SANTAS CASAS
Na Santa Casa de Montes Claros, Simone voltou a se comprometer com o reajuste de 100% de valores da tabela de procedimentos do SUS, destacando que concederá acréscimos anuais de 25% durante quarto anos. “As Santas Casas prestam os mesmos serviços que os demais hospitais, mas com menor custo. Então o nosso compromisso é atualizar a tabela SUS. Nós tivemos duas sequelas na pandemia: o déficit das crianças em idade escolar e a cirurgias eletivas, consultas e exames parados, o que exige ir além da tabela SUS. Nós pagaríamos fundo a fundo para municípios e estados, repassando, inclusive para os hospitais filantrópicos, conforme os serviços forem sendo prestados. Com isso, estaríamos fora do teto e poderíamos criar um crédito extraordinário”, disse.

Durante a caminhada pelas ruas do Centro de Montes Claros, Simone foi tratada com carinho e entusiasmo, como tem ocorrido em todas as cidades que visita. A candidata posou para fotos e vídeos, ouviu sugestões e falou sobre os principais pontos de seu projeto de governo. “A nossa candidatura é a única que representa a moderação, o equilíbrio e o diálogo, qualidades fundamentais para que a gente possa apresentar e aprovar projetos relevantes para que o Brasil volte a crescer e gerar empregos.”

A agenda faz parte da Caminhada da Esperança, nome da jornada que Simone tem realizado desde a pré-campanha em estados de todas as regiões do país. O objetivo é apresentar à população os principais pontos que a candidata e sua equipe definiram como fundamentais para, como Simone diz, “reconstruir o Brasil com amor, responsabilidade e coragem”.

Também acompanharam a candidata, entre outros, Tadeuzinho, deputado estadual (MDB-MG), Roberto Freire, presidente nacional do Cidadania, e Reginaldo Silva, prefeito de Jaíba, município do norte de Minas.

 

Assessoria de Imprensa
Campanha Simone Tebet

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.