Em São Carlos, Simone afirma: “Nenhum país do mundo cresce e se desenvolve sem investir na nova indústria do conhecimento”

No interior paulista, candidata destacou a importância de instituições como a UFSCar para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação

A candidata Simone Tebet visitou na tarde de hoje, quarta-feira (21/9), a cidade de São Carlos, em São Paulo. Recepcionada pelo vice-prefeito Edson Ferraz, e por Roselei Françoso (MDB), candidato a deputado federal, Simone caminhou pelos corredores do Mercado Municipal, na área central da cidade, onde distribuiu abraços e posou para fotos e vídeos. Depois, respondeu às perguntas dos jornalistas.

Por causa da relevância de São Carlos para o desenvolvimento da alta tecnologia do país, Simone reforçou o cuidado que o seu governo terá, caso eleita, com a ciência, que não sofrerá com cortes, e com parcerias com a iniciativa privada a fim de estimular o avanço das pesquisas. “Nosso foco será conhecer para criar e produzir”, afirma.

“Nenhum país do mundo cresce e se desenvolve sem investir na nova indústria do conhecimento, que combina ciência, tecnologia e inovação. A primeira coisa que nós falamos sobre esse assunto é que no nosso governo, no Ministério de Ciência e Tecnologia, mais ou menos R$ 10 bilhões que hoje vão para o orçamento não serão cortados. Lamentavelmente, todo ano esse dinheiro é cortado pela metade e, na hora de ser liberado, corta-se ainda mais”, observou.

Simone destacou ainda a importância da inovação científica para as indústrias: “Elas são responsáveis por investir 60% de tudo que é inovação no Brasil. A conta não fecha, pois elas não têm condições de competir com o mercado internacional, com os produtos da China. Então, por não sermos competitivos, deixamos de gerar empregos aqui. Quando a União passa a ser parceira do setor produtivo na área de tecnologia e inovação, colocando dinheiro, dobrando a aposta, você diminui o custo do setor empresarial da iniciativa privada. Dessa forma, a iniciativa privada abre mais portas, contrata mais gente, produz mais barato e se torna mais competitiva diante dos produtos que vêm de fora”.

Por fim, Simone destacou que a educação será prioridade em seu governo: “Vou acabar com essa ideia equivocada de que a União só cuida do ensino universitário. Vou cuidar bem dos nossos professores e das universidades. Eu já estabeleci isso como compromisso: ciência, tecnologia e inovação não terão cortes. Como municipalista que fui, também vou cuidar da educação infantil, ajudando nossos prefeitos na conclusão de creches e ajudando para que nossas crianças possam ir para o ensino infantil. E lá, na outra ponta, vou cuidar dos nossos jovens, dos jovens que nem estudam e nem trabalham e que vão voltar para a escola. A União vai ajudar os estados a garantir período integral nas escolas estaduais de ensino médio e vamos pagar um prêmio para o aluno que concluir o ensino médio. Serão 5 mil reais para ele se formar no ensino médio e investir, numa cidade como São Carlos, por exemplo, no início de um curso técnico profissionalizante”.

Potência do interior paulista, São Carlos abriga complexos industriais e de serviços, atividade agropecuária e uma importante estrutura agroindustrial. Além disso, o município de aproximadamente 260 mil habitantes ostenta o título de Capital da Tecnologia, conhecimento que parte de centros de pesquisas e laboratórios de instituições como UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Instituto Federal de São Paulo e um conglomerado acadêmico multidisciplinar de excelência pertencente à USP (Universidade de São Paulo). O binômio ciência e tecnologia está presente ainda nas duas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) instaladas na cidade.

Assessoria de Imprensa
Campanha Simone Tebet

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.