Está chegando a Convenção dos Núcleos do MDB

A Juventude do MDB e o MDB Mulher, irão realizar suas convenções nacionais no próximo sábado, dia 30 de novembro, em Brasília, para fazer a renovação das suas respectivas direções, de acordo com o previsto na reunião da Executiva comandada pelo novo presidente do partido, deputado Baleia Rossi.

Assis Filho, presidente da JMDB Nacional, reforça que esse é um momento extremamente importante e democrático para o partido, que permite uma mobilização em relação às pautas partidárias, principalmente nesse momento de reorganização do partido.

“Quando nos unimos para escolher os nossos dirigentes, mantemos a tradição da democracia. Os diretórios são frutos de um debate interno e democrático de escolha de representantes. Esse processo garante a participação de todos na construção desse núcleo tão importante para o partido”.

Os núcleos Trabalhista, Afro, Socioambiental e Diversidade terão reuniões administrativas no mesmo dia. Todos os eventos acontecerão no Millennium Convention Center, a partir das 8h da manhã.

“Precisamos fortalecer os Núcleos e a nossa militância para que o partido busque a reconexão com os anseios da sociedade. Temos grandes desafios, precisamos reinventar, encarar nossos erros, fazer diferente”, afirmou Baleia Rossi

Para o presidente do MDB Trabalhista, Washington Santos, o Maradona, “o caminho é voltar os olhos para a classe trabalhadora, que está desassistida e mal representada”.

“O MDB precisa urgentemente rever seu papel na luta pelos direitos trabalhistas. E levar esse diálogo para o chão de fábrica, para os trabalhadores e trabalhadoras. O sindicalismo está batendo cabeça, parou sua comunicação na década de 1990, deixando um vácuo no diálogo com essa camada da sociedade. E, pela sua essência, o MDB sempre teve essa liderança com a classe trabalhadora, que se perdeu ao longo do tempo e precisamos reconquistar”.

Vanderlei Lourenço, presidente do MDB Afro, afirma que o núcleo estará reunido na convenção para fortalecer o partido para as eleições de 2020 e 2022.

“As convenções representam um momento de maturidade para os núcleos do MDB. No que se refere ao MDB Afro, além do reconhecimento da sua existência e da necessidade de apoio para o seu fortalecimento por parte da nova executiva nacional do partido, nós teremos uma reunião administrativa onde traçaremos as metas de trabalho para os próximos meses. O objetivo é fortalecer o partido nas eleições 2020 e também traçar um cronograma, para que possamos realizar a convenção nacional do MDB Afro. Vemos a possibilidade de termos um núcleo fortalecido e por consequência mais engajado nas lutas partidárias. Com condições de buscar candidaturas de negros e negras que possam contribuir para que o MDB se mantenha onde sempre esteve, como maior partido do Brasil”, disse. 

O presidente do MDB Socioambiental, Breno Carone, enfatizou que MDB é um partido que cada vez mais dá voz a todos os seus segmentos.   

“O MDB, como um grande partido democrático, vem discutindo com seus núcleos, em especial o MDB Socioambiental. No sábado vamos nos reunir e debater as questões ambientais mais profundamente. Pretendemos formatar, durante essa discussão, uma cartilha para mandar para os municípios, tudo sobre a área do meio ambiente. Questões hidrológicas, saneamento, mobilidade urbana, energias renováveis, tudo dentro deste documento, para divulgar nos municípios onde teremos candidaturas em 2020”. 

O MDB Diversidade é um núcleo criado recentemente para apoiar a inclusão de todos dentro do partido. A presidente Janaina Renée, falou sobre  importância deste momento.  

“O grupo do MDB Diversidade e Inclusão entende que a participação num partido político é indissociável da representação política que promove o acesso do povo nas decisões políticas, em conjunto com as ideologias praticadas pelo partido. O MDB tem como valores ideológicos o equilíbrio que cria tolerância, conciliação e representação dos anseios sociais”.

Eleições

Para o MDB Mulher, haverá eleição das integrantes titulares e suplentes do Diretório Nacional do núcleo e da Comissão de Ética e Disciplina. Na sequência, está prevista a reunião para eleger, pelo novo Diretório, a Comissão Executiva e o Conselho Fiscal do MDB Mulher.

Em relação ao Juventude MDB, também haverá eleição dos membros titulares e suplentes do Diretório Nacional do núcleo e subsequente eleição dos membros da Comissão Executiva e Conselho Fiscal. 

 

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.