O deputado do MDB de Sergipe, Fábio Reis, encaminhou indicação do Ministério do Turismo para que seja criada uma campanha publicitária de alcance nacional e internacional de divulgação das praias nordestinas com o objetivo de atrair mais turistas.
Fábio considera que o desastre ambiental com o derramamento de óleo, atingindo especialmente praias do litoral nordestino, pode impactar na redução do número de turistas que visitam esses destinos. Para ele, a campanha publicitária é essencial para mostrar que o problema foi superado.
“O foco unicamente no desastre ocorrido está esvaziando as demais opções turísticas do Nordeste, ampliando o prejuízo para a região. Então estamos trabalhando para que as praias nordestinas continuem recebendo um grande número de turistas, mantendo aquecida a economia nesses locais”, disse o deputado.
Segundo informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), das 494 atingidas por óleo, 195 já foram totalmente limpas. Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), referentes ao mês de agosto, mostram que o turismo brasileiro teve uma receita R$ 18,6 bilhões, descontada a inflação e a Região Nordeste respondeu por cerca de 13% desse total, com R$ 2,4 bilhões, considerando atividades ligadas ao trade turístico como o transporte de passageiros, cultura e lazer e restaurante.
Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Natal (RN) lideram o ranking dos destinos nacionais mais procurados pelos brasileiros, conforme pesquisa divulgada pelo Ministério Turismo em junho deste ano. Para o deputado, a campanha publicitária é um mecanismo necessário para atrair turistas e reduzir os prejuízos causados aos moradores da região. “Me solidarizo com meu povo pela tragédia ambiental e peço punição aos culpados”, registrou em suas redes sociais.