Fátima é reeleita no MDB Mulher; Assis ganha mais um mandato na Juventude

Convenções nacionais foram realizadas neste sábado (30). Núcleos Afro, Socioambiental e Trabalhista também fazem encontros. Diversidade MDB é criado como grupo de Trabalho

A comando do MDB Nacional prestigiou as convenções dos núcleos temáticos, cuja função é fazer uma ligação direta com a militância do MDB. A comissão eleitoral foi chefiada pelo primeiro vice-presidente, senador Confúcio Moura (RO).

O presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), secretário-geral, deputado Newton Cardoso Jr. (MG) e do tesoureiro, senador Marcelo Castro (PI), também marcaram presença. Ex-presidente, Romero Jucá (RR) marcou presença.

MDB MULHER

Representando a chapa MDB Mulher Unido, Forte e Verdadeiro, Fátima Pelaes (AP) foi reeleita presidente MDB Mulher. Ela sagrou-se vitoriosa por 255 votos contra 47 obtidos pela chapa Renovação e Transparência, comandada por Regina Perondi (RS).

Baleia Rossi disse que é preciso fortalecer o partido na base para que as mulheres tenham condições de disputar as eleições, ganhar e melhorar a representatividade feminina no legislativo.

“Preciso da orientação das mulheres para verificar como é que a gente deixa o discurso e partimos para empoderamento verdadeiro, de colocar as mulheres em posição de destaque para fazer a diferença e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse Baleia.

Fátima agradeceu a presença das mulheres e pediu que todas ofereçam sugestões de políticas públicas e de trabalho que possam integrar as ações do MDB Mulher.

“Estamos vendo aqui a força e a determinação de mulheres de todos os Estados, o que aumenta o nosso entusiasmo e mostra que realmente somos do tamanho do Brasil”, disse Fátima.

JUVENTUDE

Após se organizar em 26 estados, com eleições democráticas para diretórios estaduais, a Juventude do MDB reelegeu Assis Filho (MA) como presidente.

“Queremos contribuir com o MDB que tem uma causa com o povo. Nosso partido precisa se reconectar com as ruas. Confio no novo MDB, no presidente Baleia”, afirmou Assis.

Baleia Rossi disse que não faltará apoio da Executiva Nacional: “Sabemos que há um clamor na sociedade por mudanças, por melhora dos quadros políticos, pela renovação. Isso não pode ficar só como uma chamada nas redes sociais, precisamos promover isso dentro do nosso MDB. E a gente só vai ter essa renovação se o jovem tiver a oportunidade de ocupar cargos de decisão”.

Deputado Newton Cardoso Jr., secretário-geral do MDB, elogiou o trabalho do presidente Assis Filho à frente da Juventude.

“Quero parabenizar por colocar de volta na Juventude, o sentimento do MDB. É o que precisamos para turbinar os trabalhos do nosso partido em todo Brasil”.

Afro

Nascido na década de 80, um dos núcleos mais antigos do partido, o MDB Afro elegeu seu novo presidente nacional, Nestor Neto (BA).

“Quero cumprimentar o presidente Vanderlei (MG), que com muita sabedoria e consciência, trabalhou e comandou o nosso núcleo Afro nesses últimos anos. Podemos dizer que ele trabalhou com muito equilíbrio e dialogar sobre as pautas com a Câmara e com o Senado. Agora quero saudar o Nestor que representa uma renovação para o MDB Afro. Tenho certeza de que ele fará um excelente trabalho daqui pra frente”.

Diversidade

O grupo de trabalho do MDB Diversidade fez sua primeira reunião e apresentou suas propostas durante a Convenção.

“Estamos muito felizes pelo MDB estar representando as minorias também. Tenham certeza de que esse grupo aqui é um grupo que vai trabalhar, que vai propor pautas que façam diferenças na sociedade”, disse Janaina Renee

“Hoje o MDB reafirma sua pauta de respeito à diversidade e liberdades individuais. Esse núcleo que nasce hoje, terá um papel muito importante de diálogo, de mostrar aos nossos deputados e senadores qual o melhor caminho e propostas que tramitam no parlamento. Mas sobretudo dizer que o MDB respeita a todas as liberdades. E como vocês colocam, o MDB é de todxs, com X”, disse Baleia.

Senador Marcelo Castro, tesoureiro do MDB, disse que é preciso fortalecer todos os núcleos, com uma atenção especial ao diversidade que está iniciando.
“Somos um partido moderno e aberto. Temos respeito aos seres humanos. Esse é nosso compromisso com todos os segmentos da sociedade”.

Trabalhista e Socioambiental

O presidente Baleia Rossi reafirmou seu compromisso com o núcleo, que é comandado por Washington Maradona (SP). “Estamos dispostos a abrir espaço para o núcleo trabalhista para debater todas as questões, mesmo aquelas que não sejam populares. Estamos abertos para fortalecer esse movimento e alcançar o objetivo maior, que a nação precisa”, disse Baleia.


Baleia Rossi parabenizou os trabalhos conduzidos pelo presidente do núcleo MDB Socioambiental, Breno Carone. “Precisamos colocar esse assunto (meio ambiente) na pauta nacional. Por isso Breno, quero te cumprimentar e dizer que é uma alegria fortalecer esse núcleo do partido. Conte com o nosso apoio”.

 

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.