A Fundação Ulysses Guimarães em parceria com a Juventude do MDB realizou nesta terça-feira (15), a aula inaugural da Escola de Líderes – Movimento Jovem. O programa é destinado exclusivamente à qualificação dos quadros vinculados à Juventude Nacional do MDB, e visa à participação na vida política e partidária, em especial no processo eleitoral desse ano.
Cerca de 30 jovens, entre 16 a 35 anos foram selecionados pela JMDB Nacional a partir do Edital de Seleção que a FUG lançou.
A aula inaugural aconteceu de forma virtual, pela plataforma zoom e foi mediada pelo ex-senador, José Fogaça, com a participação dos debatedores, Denis Rosenfield (escritor, colunista e pós-doutor em filosofia) e Gustavo Grisa (economista e mestre em Gestão internacional). O Presidente da FUG, Alceu Moreira, abriu os trabalhos falando da importância desse processo para o partido.
“O MDB precisa ser um partido capaz de formular políticas e de compreender política de consciência, de poder estar na função pública fazendo a diferença, aprofundar o processo de entrega para todos”, disse Alceu Moreira.
O presidente da juventude Nacional do MDB, Norton Soares, abordou a participação dos jovens.
“O trabalho da FUG é fantástico! É muito importante ofertar ferramentas para a militância do nosso partido. Eu tenho uma grande expectativa em cima desse projeto da escola de líderes, porque eu acho que vamos dialogar sobre os problemas reais da sociedade com nossa juventude e traze-los para o debate público”, disse Norton Soares.
Sobre a Escola de Líderes
O objetivo da Escola de Líderes é preparar os jovens para assumir cargos de liderança em todos os níveis, oferecendo formação em áreas estratégicas do conhecimento político, econômico e social. Além de ajudar na sua atuação pública, na construção da sua carreira política e no planejamento de ações para desenvolver suas habilidades com eficiência, integridade e responsabilidade com o coletivo e a sociedade.
O curso de formação de líderes está dividido nas seguintes etapas: aula magna; etapa de formação da modalidade EAD; etapa de formação na modalidade presencial; etapa de mentorias e acompanhamento; etapa complementar em parceria com a entidade ‘Todos pela Educação’.
Os alunos que finalizarem a Escola de Líderes serão acompanhados de forma virtual por mentores, líderes partidários ou especialistas técnicos, além do Conselho Editorial da FUG,
durante o período de 6 meses, com encontros virtuais.
Com informações da comunicação da JMDB Nacional