Gerando conhecimento

por Maria do Carmo Guilherme*

Para a grande maioria das mulheres a concepção é uma profunda escolha pessoal, que traz reflexos não somente sobre a própria vida, e que, em tempos de pandemia, se tornam repletos de complexidades e preocupações com a saúde e o futuro dos bebês.

Como lidar com a tensão da escolha com tantas inseguranças e incertezas? Por conta das pesquisas que colocaram as grávidas e puérperas em grupos de risco da COVID-19 aumentou ainda mais o debate sobre os riscos.

Para contribuir e subsidiar mulheres, o primeiro Conexões Mulheres realizado em 14.06 e coordenado por nós, promoveu o tema “Impactos da Covid-19 na Gestação”, com a professora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e médica obstetra do Hospital da Mulher J. A. Pinotti, Dra. Adriana Gomes Luz.

Exclusivamente voltado à pacientes SUS e referência no atendimento, o Caism passa por dificuldades financeiras que estão colocando em risco os procedimentos. Problemas que afetam as mais de 90 mil mulheres que são atendidas por ano e precisam ser conhecidos e solucionados com o auxílio de todas as esferas públicas e parlamentares. É o que vamos fazer como o apoio do Presidente Baleia Rossi e da Presidente do Secretariado Nacional do MDB Mulher, Fátima Pelaes, 

As informações e os debates desse primeiro Conexões, desde a prevenção durante a gravidez até a vacinação, servirão de base para a construção de um documento com ações e propostas de políticas públicas urgentes na área da saúde da mulher. Assim acontecerá a cada novo encontro.

É uma forma de proporcionar às mulheres emedebistas de todo o Brasil um novo olhar de estímulo para que ocupem espaços de poder sapientes da sua importância na discussão e formatação das políticas públicas tão necessárias e urgentes para a melhoria da qualidade de vida de todas as brasileiras.

Estejam atentas ao novo momento em que o MDB, a Fundação Ulysses Guimarães e a Secretaria Nacional do MDB Mulher aportarão conhecimento e ações para incentivar ainda mais a participação feminina nas instâncias partidárias e eleitorais.

Com uma agenda afirmativa cada vez mais potente, faremos despertar em cada uma de nossas filiadas o verdadeiro sentido de nossas bandeiras partidárias, defendidas historicamente pelo partido e que hoje nos são tão caras: a defesa da democracia, a luta pela justiça e igualdade social. Sigamos juntas!

*Maria do Carmo Guilherme

Presidente do MDB Mulher de São Paulo

Tesoureira Nacional MDB Mulher

 

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.