Gestão do MDB é referência internacional com políticas públicas para a Primeira Infância

Boa Vista, capital do Estado de Roraima, está se consolidando como a capital da Primeira Infância. Com um olhar inovador e atento à necessidade de oferecer as melhores condições para o desenvolvimento infantil na fase que é considerada a mais importante para o aprendizado humano, a prefeita Teresa Surita, do MDB, implantou o programa Família que Acolhe.

Desde que foi criado em 2013, a iniciativa vem sendo aprimorada com a contribuição de estudiosos de todo o mundo e beneficiou mais 13.832 famílias. Na prática, a Prefeitura estruturou uma rede de serviços públicos que prioriza o atendimento às criança desde a gestação até os seis anos de idade.

A iniciativa mais recente, inclui a ampliação do programa de Visitação Domiciliar feita pelas equipes dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). “Tenho orgulho de desenvolver em Boa Vista programas de sucesso como o Família Que Acolhe, que acompanha a criança da gestação até os seis anos de idade, e agora o Programa de Visitação, que acompanha crianças até os 3 anos. O objetivo é o mesmo: promover o desenvolvimento saudável nos primeiros anos de vida destas crianças”, disse a prefeita.

A cada 15 dias, as famílias atendidas recebem em casa os visitadores e, duas vezes ao mês, participam de encontros da primeira infância nos próprios Cras. O programa conta com a parceria da Universidade de São Paulo (USP), que trouxe uma metodologia de fortalecimento parental e desenvolvimento infantil aplicados na Jamaica.

A infraestrutura da cidade e até os grandes eventos públicos também oferecem opções que valorizam a participação infantil. Nas paradas de ônibus, algumas climatizadas, há mensagens lúdicas e em festas populares como o Boa Vista Junina, os banheiros familiares além do espaço kids, com equipe especializada para receber os pequeninos. Até na Corrida 9 de Julho, evento esportivo que celebra o aniversário da cidade, há competições específicas para bebês e crianças a partir dos oito meses de idade.

“A Prefeitura de Boa Vista trabalha com foco na primeira infância desde a implantação do Família Que Acolhe. Um programa tão importante que passamos a ser referência em todo Brasil e até fora. Hoje temos a parceria de várias instituições que nos ajudam a fazer uma cidade com o olhar para a primeira infância. Isso é a preocupação de uma cidade que quer uma geração melhor, que quer mais qualidade de vida”, afirmou Teresa Surita.

Fórum – Nos dias 12 e 13 de junho, Boa Vista sediará o Fórum Nacional da Primeira Infância, com o tema: “O poder transformador do cuidado nos primeiros anos de vida”, abordado por autoridades especialistas de diversas áreas que atuam no Brasil e em outros países.

O Fórum é uma realização da Prefeitura de Boa Vista com apoio da Fundação Bernard Van Leer, Maria Cecília Souto Vidigal, e Ministério da Cidadania.

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.