Brasília (DF) – O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra (RS), quer ampliar o programa de aquisição de alimentos direto dos produtores da agricultura familiar. Ao longo de 2017 foram realizadas 148 chamadas públicas, pelos órgãos federais, que investiram mais de R$ 106 milhões na comercialização direta com produtores familiares. A legislação determina que pelo menos 30% dos alimentos adquiridos para abastecer órgãos federais venham da agricultura familiar.
O governo está realizando simpósios a fim de conscientizar gestores públicos para ampliar o alcance do programa. Em todo o país, os órgãos da administração federal têm o potencial de compra de R$ 2,7 bilhões.
Segundo o ministro Osmar Terra, a Compra Institucional fortalece a agricultura familiar em cada região, permitindo a geração de renda e qualidade de vida aos pequenos produtores, incentivando a permanência das famílias na atividade rural. “O PAA evita que esses agricultores empobreçam, vendam a sua propriedade e se incorporem aos cordões de pobreza das grandes cidades. É uma maneira de enfrentar a pobreza no Brasil”, complementa.
Com o objetivo de aproximar órgãos públicos e agricultores, o MDS criou o portal Compras da Agricultura Familiar. Por meio da plataforma, gestores da área de compras e cooperativas podem organizar demanda e oferta em um único lugar. O endereço é www.comprasagriculturafamiliar.gov.br .