Ibaneis, candidato ao governo do DF, fala sobre suas propostas em debate na TV

O candidato ao governo do Distrito Federal pelo MDB, Ibaneis Rocha, participou na noite desta terça-feira (2) do debate feito pela TV Globo. Foram discutidas, por duas horas e meia, propostas para áreas como saúde, educação, mobilidade urbana, geração de empregos, desocupação da Orla do Lago Paranoá e crise hídrica no DF.

Logo no início das entrevistas, Ibaneis foi questionado sobre a declaração que fez ao Jornal de Brasília de que isentaria as empresas de impostos como ICMS e ISS se contratassem empregados, assim criando 100 mil novas vagas.

“Eu tenho convicção de que alguma coisa precisa ser feita para que o emprego volte no Distrito Federal. Algumas medidas precisam ser tomadas, e essa é uma das medidas que vamos adotar. […] O que nós não podemos viver é o Distrito Federal nessa condição de desemprego absurda que ela está. Nós vamos ter que reativar toda nossa atividade econômica, trazer as micro e pequenas empresas de novo para produzirem. Vamos também reativar nossa atividade econômica através da indústria da construção civil, que está abandonada por conta dos projetos que não são aprovados. […] Vamos ter que adotar medidas para recuperar nossa economia custando o que custar”, respondeu.

Sobre a saúde no DF, Ibaneis salientou que quer utilizar os recursos que já existem e que são mal empregados.

“Os trabalhadores da saúde vão fazer parte dessa recuperação, porque eles querem dar uma saúde integral para toda população. […] Dentro de um plano de governo que já está organizado para a saúde, vamos racionalizar os investimentos, mas nós vamos a saúde do DF da UTI que ela foi colocada pelos últimos governantes”.

Ibaneis afirmou que em seu governo o terceiro setor será uma das prioridades para atuar junto à população.

“Eles hoje prestam sim um serviço assistencial muito forte. As igrejas estão aí, atendendo muito forte nas comunidades, nos locais onde o governo deixou ausente. E nós vamos fazer uma grande parceria, para cuidar das áreas das creches. Vamos pagar uma moeda social a essas entidades. Vamos cuidar das crianças através da mãe crecheira, dentro dos espaços das igrejas, vamos fazer um processo de qualificação profissional”.

O candidato falou sobre como pretende continuar a melhorar a questão da água no Distrito Federal, que sofreu nos últimos anos com uma forte crise hídrica.

“Nós sabemos como continuar os projetos, e nós temos que pensar nessa questão da crise hídrica para daqui 100 anos, porque talvez seja um dos bens mais raros, um bem findável, a questão da água. Então temos que realmente economizar, investir na nossa empresa pública, a Caesb, para que ela possa ter instrumentos, trazer economia nas contas de água, redução de gastos, para manter a segurança hídrica no DF”, ressaltou.

O candidato encerrou agradecendo a oportunidade de expor suas propostas.

“Eu fiquei esses dias todos caminhando, conhecendo as pessoas cada vez mais, encontrei muita gente sofrida, muitos empresários que estão abandonados, muitos servidores públicos que foram muito maltratados ao longo desse período todo. Então, vocês incorporaram dentro do meu coração, da minha alma, a vontade maior ainda de vencer. Isso tem me feito trabalhar desde cedo até muito tarde na esperança de que nós daremos um novo futuro para o Distrito Federal”, finalizou.

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.