Iniciativa do MDB é finalista em prêmio Internacional de Educação

O Programa Criança Feliz, criado no governo do MDB e que segue sob a coordenação do Ministro Osmar Terra (MDB – RS) é um dos finalistas no WISE Awards 2019, prêmio oferecido pela Cúpula Mundial de Inovação para a Educação.

 

O programa foi selecionado entre 428 iniciativas e agora concorre com 14 ações internacionais, desenvolvidas em países como a Inglaterra, França, Índia, Quênia, Ruanda, Jordânia, China e Estados Unidos.

 

Criado em 2016, o Criança Feliz se tornou uma política pública de referencia para a Primeira Infância. O programa ampliou a rede de atenção e cuidado para as crianças, a partir da metodologia de visitas domiciliares onde são repassadas orientações sobre saúde, educação, cultura e direitos humanos. O resultado é o fortalecimento dos vínculos familiares, proporcionando um ambiente mais adequado para o desenvolvimento da criança.

 

Pelos resultados, o Criança Feliz é considerado como o maior programa social de visitas domiciliares do mundo. Conforme dados do Ministério da Cidadania, até julho deste ano, foram realizados mais de 703 mil atendimentos e a meta é chegar a 2 milhões até o próximo ano.

 

“Já passamos das 700 mil crianças e gestantes acompanhadas em suas casas. E vamos chegar a um milhão de acompanhamentos semanais, em casa, até o fim deste ano. Para o ano que vem, nossa meta é atingir 2 milhões”, declarou o Ministro.

 

Os objetivos do programa incluem apoiar as gestantes e as famílias nos cuidados perinatais; acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância; mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem e ampliar e fortalecer políticas públicas voltadas para estes públicos.

 

Estudos sobre investimentos na Primeira Infância mostram que iniciativas como o Criança Feliz são capazes de prevenir atrasos físicos, intelectuais e emocionais nas crianças e, com isso, proporcionar um cenário mais igualitário em relação às oportunidades que elas terão no futuro.

 

WISE Awards – Todos os anos, a premiação da Cúpula Mundial de Inovação para a Educação reconhece e promove projetos inovadores e de sucesso que abordam desafios mundiais na área. Desde 2009, a WISE recebeu mais de 3.600 inscrições de mais de 150 países. O vencedores serão premiados durante a reunião da Cúpula Mundial de Inovação para a Educação, que acontece em novembro, em Doha, no Catar.

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.