Integrantes da Juventude MDB são eleitos para compor o Conselho Nacional de Juventude

A Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), divulgou nesta terça-feira (10) a lista final de entidades e pessoas físicas que irão compor o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) no período 2019/2021. Na região nordeste, o representante será Valber Neto (titular) e Deryck Passos Pinheiro (suplente). Para a vaga de notório reconhecimento, foram selecionados Neilson Amaral Marques (titular) e Eryc Martins Grigório (suplente).

Durante a gestão do presidente nacional da JMDB, Assis Filho, à frente da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) – 2016 a 2019, houve a reativação da Conjuve, que é o órgão máximo e construtivo de discussão da política nacional voltada para os jovens.

Eleito para representar a região nordeste, Valber Neto diz que se sente grato por poder ocupar um espaço como o da Conjuve a nível nacional.
“Irei me dedicar a lutar pela garantia dos direitos da juventude brasileira e evidarei esforços para representar o Maranhão e a Região Nordeste, pela qual fui eleito para o cargo. Sou militante da Juventude do MDB e é muito importante garantirmos nossa agremiação neste espaço. Estou muito grato com o apoio recebido do presidente Baleia Rossi e do presidente Assis Filho”.

De acordo com o decreto publicado neste ano, o Conjuve passou a ser composto por 30 conselheiros, sendo 10 representantes do poder público e 20 representantes da sociedade civil. Mesmo com a redução das cadeiras, a Juventude do MDB se manteve e se reafirmou como maior força política da composição atual do Conselho.

Escolhido para ocupar uma das vagas de notório reconhecimento, Neilson Amaral Marques diz estar honrado em fazer parte novamente do Conselho e poder colaborar com a política nacional de juventude.

“Sou um dos quatro jovens brasileiros a conseguir vaga destinada a pessoas com notório reconhecimento no âmbito das políticas de juventude, com expressiva atuação no campo da promoção e defesa dos direitos dos jovens. Na última formação, presidi a Comissão de Acompanhamento do Sistema Nacional de Juventude, quando o Brasil, ainda no governo Temer e Assis Filho na SNJ, passou a ser o único país do mundo a possuir um Sistema Nacional de Juventude.”

Para o vice-presidente nacional da JMDB, Eryc Martins, suplente da vaga de notório saber, o Conjuve é o maior espaço democrático de construção de políticas públicas para a juventude do país.

“O papel da Juventude do MDB fortalecer esse espaço, propondo estratégias de acompanhamento e avaliação da política nacional de juventude interligando município, estado e união, além de promover a realização de estudos, debates e pesquisas sobre a situação juvenil”

CONJUVE

O Conselho Nacional da Juventude foi criado em 2005 pela Lei 11.129, que também instituiu a Secretaria Nacional de Juventude. Atualmente está ligado ao ministério dos Direitos Humanos, da Mulher e da Família, do Governo Federal.

Entre suas atribuições estão a de formular e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.

O Conjuve é um ambiente plural e conta com representantes dos movimentos juvenis, organizações não governamentais, especialistas e personalidades com reconhecimento público pelo trabalho que executam nessa área. E desde 2016 que a Juventude Nacional do MDB se afirma como maior força política dentro do Conselho Nacional de Juventude.

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.