JMDB mostra sua força e surpreende com número de candidatos jovens eleitos em 2020

A participação de jovens na vida pública tem sido uma das bandeiras da Juventude do Movimento Democrático Brasileiro. Em 2020, das 44 mil candidaturas registradas em todo o Brasil pelo MDB, mais de 7 mil candidatos eram jovens de 18 a 34 anos. E os resultados foram vistos nas urnas: a juventude do MDB saiu com um saldo positivo na última disputa eleitoral elegendo 69 prefeitos, 1.170 vereadores e 50 vice-prefeitos. Um marco na história do partido que mostra a grande articulação da JMDB nos últimos anos.

Um dos fatores que contribuíram para esse feito foi a destinação pela Executiva Nacional do MDB de 1% do fundo eleitoral para a JMDB. Essa foi a 1ª vez que o núcleo de juventude conquistou participação nos recursos do fundo destinado ao partido, o que acabou contribuindo para impulsionar a vitória de novos representantes. A vitória da juventude do MDB nas urnas passou a representar um percentual de quase 20% de toda a  presença do partido nas câmaras municipais. Esse saldo positivo demonstrou que vale a pena investir em candidaturas jovens.

Esse feito é resultado do trabalho que vem sido desenvolvido pela JMDB e com o apoio do presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi, que concorre à eleição para presidência da câmara dos deputados. O presidente da JMDB, Assis Filho, ressaltou a importância do apoio e compromisso do MDB com a juventude.

“Agradeço o empenho que o presidente Baleia Rossi, teve nesse processo para aprovação do repasse do FEFC à juventude, transformando a eleição de 2020 num momento histórico para a juventude do nosso partido. A destinação desta verba é um grande avanço para a JMDB e quem vem nos ajudar a conquistar novos espaços nos municípios. Este é o primeiro passo para o início de uma nova política no país”, declarou Assis.

Outro fator importante para esse aumento na participação da juventude nas eleições em 2020 foi o lançamento do programa “Mais Jovens na Política”, pelo Tribunal Superior Eleitoral, que teve como objetivo incentivar  o público jovem a participar ainda mais das discussões políticas da sua cidade, bem como de alertar esses eleitores sobre a importância do voto consciente.

“ Vejo que a juventude do MDB sempre desempenhou um papel de grande importância dentro da história do partido, trazendo novas ideias de políticas públicas para os jovens e atuando de forma ativa junto aos nossos parlamentares.  A política no Brasil vem passando por tempos de renovação e nada mais justo que a participação ativa da juventude nesse novo cenário político nacional”, afirma o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi.

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.