Jornal dos Núcleos – edição maio 2023

Ano 3 – 1a edição 

Sua Voz é nossa Voz

No dia 4 de maio, o MDB lançou uma campanha de filiação chamada “Sua voz é a nossa voz”. A ação coincidiu com a divulgação das primeiras inserções da propaganda partidária na rádio e na TV. Nesta primeira fase da campanha, participaram das inserções publicitárias representantes emedebistas de diferentes regiões do País.

Os Núcleos são representados por Kátia Lobo (MDB Mulher), Nestor Neto (MDB Afro) e Aline Torres, secretária de Cultura de Cidade de São Paulo. 

 

O jornal dos Núcleos está de volta. Todo dia 15 uma edição nova com informações das atividades da CNN. Mande dicas e sugestões para [email protected] ou [email protected].

MDB Afro discute políticas públicas

No dia 12 de abril, o presidente nacional do MDB Afro, Nestor Neto, participou do Encontro Nacional de Parlamentares Negras e negros, em Brasília, para discutir políticas públicas e inclusão social da população negra no Brasil.

Jovens vereadores na sede do MDB Nacional 

No dia 29 de março, durante a 24° Marcha a Brasília: em Defesa dos Municípios, vereadores que fazem parte da Juventude do MDB, estiveram na sede do partido reunidos com dirigentes para debaterem ações que serão implantadas em suas cidades.

 

O que rolou…

Secretaria Nacional do MDB Mulher

No dia 24 de março, aconteceu o lançamento da Ouvidoria da Mulher em Ribeirão Preto. O evento organizado pela presidente do MDB Mulher de Ribeirão Preto, Tânia Smocking, contou com a presença do presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi, da presidente nacional do MDB Mulher, Kátia Lôbo, do deputado estadual Léo Oliveira e diversas outras lideranças da região.

Ainda no dia 24 de março, a presidente do MDB Mulher Nacional, Kátia Lôbo, foi homenageada com o 1o Prêmio MDB Mulher de Araraquara, entregue na Câmara Municipal da cidade. Entre as presentes e homenageadas estiveram também a vice-presidente do MDB Mulher/RJ e do MDB Sudeste, Roberta Abreu, a presidente do MDB Mulher do estado de São Paulo, Maria do Carmo Guilherme, a presidente do MDB Mulher de Jaú, Cleo Furquim, a presidente do MDB Mulher de Barretos, Cassiane Melo e outras lideranças recebidas a convite da presidente do MDB Mulher de Araraquara, Suzelaine Pedroni.

No dia 25 de março, o MDB Mulher do Paraná, o MDB de Curitiba e a FUG-PR realizaram neste sábado a Conferência Mover Mulher Paraná 2023, reforçando a importância da força feminina e do diálogo. Com centenas de mulheres presentes, o evento teve a presença da presidente do MDB Mulher Nacional e do Rio de Janeiro, Kátia Lôbo, da vice-presidente do MDB-RJ e do MDB Mulher Sudeste, Roberta Abreu, da presidente do MDB Mulher do Paraná, professora Silvia, da presidente do MDB Mulher de Curitiba e vice-prefeita de Pontal do Paraná, Patrícia Millo Marcomini. Também estiveram presentes o prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, o deputado Anibelli Neto, o presidente do MDB/PR, Orlando Pessuti, o ex-governador Josi Agostino e demais lideranças. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, participou da reunião através de um vídeo enviado reconhecendo a importância da força das mulheres emedebistas.

No dia 30 de março, a presidente Nacional do MDB Mulher, Kátia Lôbo, participou do encontro “Mulheres de Atitude”, promovido pelo MDB Mulher de Florianópolis e de Santa Catarina, presidida por Vanessa Vidal e Dirce Heiderscheidt. O evento teve palestra da apresentadora, psicóloga e atriz Maria Paula, o lançamento da Ouvidoria da Mulher, canal de denúcia para vítimas de violência.

No dia 06 de abril, MDB Mulher de Ribeirão Preto promoveu uma Ação Social- Páscoa na Favela Branca Sales.

No dia 13 de abril, a presidente do MDB Mulher de Ribeirão Preto, Tania Smocking, esteve presente no Debate sobre a Reforma Tributária com a presença da Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet e participação do Presidente Nacional do MDB Baleia Rossi em Araraquara/SP.

No dia 15 de abril, MDB Mulher de Ribeirão Preto promoveu uma Ação Social – Páscoa na Comunidade para as crianças da Favela Santarém em parceria coma a CUFA RP-Central Única das Favelas.

Ainda no dia 15, MDB Mulher se reuniu com os líderes Comunitários de Santarém, para tratar de assuntos referentes a ocupação/regularização da área.

Também no 15 de abril, com objetivo de discutir a promoção e a ampliação da presença feminina na política, o MDB Mulher-RS promoveu em Porto Alegre, o Encontro Políticas de Maria.

As atividades foram conduzidas pela presidente do MDB Mulher RS, Deputada Patricia Alba, com a participação das promotoras de Justiça, Cinara Dutra e Carla Frós, e da psicóloga Helena Brochado. O envento abordou os desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade.

O combate à violência contra a mulher e políticas voltadas à proteção de crianças e adolescentes também foram abordados. O encontro abriu o debate junto do público presente para que refletissem a oportunidade das pautas, além da conexão de ideias.

No dia 27 de abril, a Secretária do MDB Nacional, Kátia Lôbo, realizou reuniões, diálogos e produção de material de comunicação em Brasília, na Sede Nacional do partido, na oportunidade, se reuniu com a vereadora Titi Brasil de Angra dos Reis/RJ, representante da ABRACAM-Associação Brasileira de Câmaras Municipais e com a vereadora Frankeline Bispo da Barra do Coqueiros/SE, na ocasião participavam das Atividades da Conferência Nacional de Vereadoras, para alinhar parceria para Conferência de Vereadoras da ABRACAM, a ocorrer em maio de 2023.

Juventude do MDB

No dia 21 de março,  Neilson Marques foi nomeado como Coordenador Geral na Coordenação de Formulação de Políticas Públicas de Juventudes na Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República.

No dia 06 de abril, a juventude do MDB do Distrito Federal em conjunto com a FUG/DF, por meio do jovem Martinho Medeiros e os seus colegas Hellen costa, Samuel Magalhães e Adenilson Santos, realizaram a 1° Edição da Palestra Democracia e constituição com ênfase na proteção dos Direitos Fundamentais. O evento teve a ilustre presença do presidente da FUG/DF, Tadeu Filipelli.

MDB Afro 

No dia 11 de abril, Representantes de partidos políticos que formam a frente ampla Democrática e o Presidente Nacional do MDB Afro, Nestor Neto, realizaram uma reunião preparatória na sede do MDB Nacional, para tratarem do encontro Nacional de Parlamentares negras e negros de Estados e Municípios Brasileiros.

MDB Diversidade

No dia 24 de abril, O MDB Diversidade do Rio de Janeiro, em parceria com o MDB Mulher, lançou a Cartilha LGBTQIAP+ Pela Vida, um guia prático que explica os direitos da população no estado e quais canais de proteção podem ser acionados em caso de violência.

No dia 16 de março, a presidente Nacional do MDB Diversidade, Janaina Renee, esteve em Brasília para uma reunião com Symmy Larrat, da Secretaria de Políticas para a População LGBTQIA+, onde dialogaram a respeito da Proteção Social e empregabilidade.

No dia 17 de março, Janaina Renee, Presidente Nacional do MDB Diversidade, esteve reunida com Rita Cristina, Secretária Executiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, na oportunidade pode apresentar diversos projetos voltados para a Inclusão Social, projetos que serão executados em sete estados brasileiros.

MDB Trabalhista

No dia 18 de janeiro, o presidente do MDB Trabalhista, Washington Maradona, participou do Encontro de Sindicalistas com o Presidente da República, no Palácio do Planalto. Durante o encontro, foram discutidos temas relacionados aos direitos dos trabalhadores.

NÚCLEOS MDB

No dia 24 de março, os núcleos do MDB participaram do Encontro Virtual para a Comemoração de Aniversário de 57 anos do MDB. O evento contou a presença do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, o presidente nacional da FUG, Alceu Moreira, e diversos outros parlamentares e dirigentes de núcleos do MDB, além da militância.

No dia 07 de fevereiro, os Núcleos do MDB, entre nacionais e estaduais, participaram da Reunião com a FUG Nacional, para o lançamento “Edital de Projetos” e a “Escola de Líderes”, ações Da FUG para 2023 e que terão ampla participação da base do MDB. O chamamento visa o recebimento de projetos de eventos, seminários, cursos, palestras e outras atividades de interesses, que poderão ser financiadas pela FUG.

No dia 27 de março, a Coordenação Nacional de Núcleos do MDB, se reuniu com os Presidentes Nacionais de Núcleos, para tratar sobre a nova Resolução de Criação dos órgãos partidários.

No dia 13 de abril, a Coordenação Nacional de Núcleos, recebe a visita do Vereador de Cordeirópolis (SP), Diego Fabian, que busca estabelecer relações e parcerias através do seu mandato.

“Orgulho de ver jovens negros assumindo mandato e ocupando espaço de poder e lugar de fala, o MDB é o partido que mais elegeu negros nas eleições de 2022”, disse Diego.

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.