Juventude contra FakeNews: Como áudios de Whatsapp enganam a população

Fonte: Jornal O Globo

Na mesma velocidade com que o novo coronavírus se propaga, as fake news se disseminam pelas redes, causando tanto mal quanto o Sars-CoV-2, à medida que prejudicam o combate à epidemia, para a qual não há remédio ou vacina. Como mostrou o “Fantástico”, da Rede Globo, no domingo, áudios têm espalhado mentiras sobre a doença. Um deles diz: “As medidas de contenção na Itália já mostraram que não deram resultado. Faz 15 dias que a Itália está parada, e faz 15 dias que não param de subir as mortes”.

No entanto, o infectologista Alberto Chebabo, ouvido pelo programa, disse que as medidas na Itália foram tomadas muito tardiamente, quando a epidemia já estava disseminada. De fato, havia muitos que consideravam desnecessário adotar restrições drásticas. Um deles, o prefeito de Milão, Giuseppe Sala, apoiou, no fim de fevereiro, a campanha “Milão não para”. No dia 22, em meio ao luto coletivo pelas mortes que já se contam aos milhares, se desculpou publicamente pelo erro fatal.

Um outro áudio reproduzido pelo “Fantástico” estimula os mais jovens a irem para as ruas: “Quem é saudável e tem idade para aguentar e ser imune vai trabalhar”. No entanto, no sábado, o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, defendeu as medidas de isolamento e explicou que mesmo crianças e adolescentes não devem ir à escola, porque, ainda que sejam assintomáticos, poderiam contaminar outras pessoas.

O pesquisador Pablo Ortellado e equipe, que estudam grupos públicos no WhatsApp, afirmam ter detectado um aumento desses áudios a partir do dia 24 de março, após pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro em que ele criticou as medidas de contenção.

Esse contágio das redes sociais pelas fake news prejudicando o controle de doenças não surgiu com a epidemia do novo coronavírus. Nos últimos anos, campanhas de vacinação têm sido vítimas das mentiras. O que provoca estragos nas taxas de imunização.

Clique aqui para ler a íntegra

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.