Juventude Contra FakeNews: É falsa mensagem que fala em cadastro para receber auxílio gás

Fonte: G1

Circula pelas redes sociais uma mensagem sobre a criação de um auxílio gás pelo Ministério da Cidadania em meio à pandemia de coronavírus. O texto diz que famílias de baixa renda podem se cadastrar para receber o benefício de R$ 90 mensais para a compra do gás doméstico e oferece um link para o cadastro. É #FAKE.

Segundo a assessoria do Ministério da Cidadania, a informação é falsa. Não houve criação de auxílio destinado à compra de gás, de acordo com a pasta.

O link da mensagem falsa leva para uma página que não tem relação com os sites oficiais do governo. Ele usa imagens de programas antigos do governo federal, como o Fome Zero, e programas atuais, como o Bolsa Família, para se fazer passar por um site governamental.

Na página, há um questionário socioeconômico que os usuários precisam preencher, com perguntas sobre a renda familiar e número de desempregados na família.

O mesmo servidor desse site tem outros 11 domínios não oficiais, alguns que simulam pertencer a redes varejistas brasileiras e outros de mineração de bitcoins (criptomoedas).

Outras mensagens sobre o auxílio gás circularam pelas redes, com valores diferentes para o benefício e um link que leva para outro site. Neste caso, o site também não é vinculado ao governo federal.

Todos os programas sociais do governo estão elencados no site oficial do Ministério da Cidadania.

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.