Juventude contra FakeNews: É falso que chá com mistura de jambu, limão, alho e paracetamol cura a Covid-19

Fonte: G1

Circula pelas redes sociais um vídeo em que uma mulher diz que que chá de limão, alho, folhas de jambu e paracetamol cura a Covid-19. Algumas publicações apresentam a receita como o remédio que tem sido usado para tratar pacientes com o novo coronavírus no Amazonas. É #FAKE.

O infectologista Antônio Magela, da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, em Manaus, diz que a afirmação de que a bebida cura a Covid-19 é totalmente falsa.

Ele explica que geralmente em épocas de epidemia surgem histórias da chamada medicina popular. “Há uma palavra indígena para definir isso: puçanga. São medicamentos que as pessoas fazem. Tem algumas pessoas que melhoram porque a doença não era tão grave, não se manifestou nela de maneira tão grave. Outros melhoram a sintomatologia porque tem aí uma série de nutrientes nessas substâncias, condimentos que são antioxidantes, têm a capacidade de remover toxinas do organismo, de conter o chamado estresse oxidativo. Eles ajudam a melhorar a sintomatologia. Assim como faz a dipirona ou paracetamol, que são analgésicos e antitérmicos. São substâncias utilizadas no dia a dia, na nossa culinária, que mal não fazem, mas daí afirmar que curam, não dá para considerar. O que a gente pode afirmar com certeza é que causa uma melhora nos sintomas e faz com que as pessoas fique um pouco mais confortáveis. ”

A médica Ana Maria Caetano Faria, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e integrante da equipe de especialistas da Sociedade Brasileira de Imunologia, afirma que se trata de “mais uma das fake news que têm se espalhado mais rapidamente que o próprio vírus”. “Não há até o momento nenhum medicamento testado e aprovado para uso seguro na Covid-19.”

Clique aqui e leia a matéria na íntegra

 

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.