Juventude contra FakeNews: É falso que chá de erva-doce e fígado de boi previnem contra o novo coronavírus

Fonte: G1 

Tem bombado no WhatsApp uma mensagem que afirma que beber chá de erva-doce duas vezes ao dia e comer fígado de boi são formas de se prevenir da Covid-19. Mas é #FAKE.

A mensagem, com orientações quanto aos cuidados relativos ao novo vírus, diz que “o chá de erva-doce tem a mesma substância que o medicamento Tamiflu, usado para tratar a gripe H1N1″. “Aconselha-se tomar o chá como se fosse café, após as refeições, de 12 em 12 horas, pois ele mata o vírus influenza.”

Entre recomendações corretas, como usar álcool em gel para assepsia, lavar as mãos várias vezes ao dia e evitar aglomerações, estão indicações equivocadas, como ingerir o chá, comer fígado de boi e também tomar vitamina C e sucos de acerola e laranja. Não há qualquer comprovação de que este consumo seja eficaz contra o novo vírus.

Essas mesmas informações foram compartilhadas no ano passado, por conta da preocupação com o vírus H3N2, subtipo do influenza – por ser o início do outono, abril é um mês considerado crítico para gripe, tanto que é quando se dá tradicionalmente a abertura da campanha de vacinação no país, com diferentes cepas do vírus. Agora, acrescentou-se à mensagem de 2019 a inscrição “orientações de prevenção ao coronavírus”.

Com relação à erva-doce, o infectologista Luis Fernando Waib diz que a mensagem não faz qualquer sentido. “O oseltamivir, princípio ativo do Tamiflu, sequer é ativo contra o coronavírus. Por sua vez, fígado de boi é um alimento como qualquer outro, não tem nada a ver com o coronavírus”, explica o médico, especialista em infectologia hospitalar e integrante da Sociedade Brasileira de Infectologia.

A vinculação da erva-doce ao Tamiflu não é nova – circula há tempos nas redes sociais – e já foi desmentida pelo laboratório Roche, que desenvolveu o medicamento. “O medicamento Tamiflu® é composto por fosfato de oseltamivir – princípio ativo que consta em bula aprovada no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária –, além de alguns excipientes, que são substâncias complementares à massa ou volume especificados em produtos farmacêuticos. Não há, na composição de Tamiflu®, o anis estrelado ou a erva-doce”, diz nota oficial divulgada à equipe do Fato ou Fake para outra checagem.

A pneumologista Patricia Canto Ribeiro, da Escola Nacional de Saúde Pública, lembra que chá é bom para hidratar o organismo, e não para evitar a Covid-19. “Tamiflu não tem qualquer efeito sobre o coronavírus. Já foi usado, e não funcionou”, afirma a médica à CBN.

Vale lembrar que ainda não existe qualquer remédio contra o vírus aprovado para uso domiciliar. Se o Tamiflu tivesse, de fato, ação contra o novo coronavírus, o combate à Covid-19 ia ser bem menos complexo, apontam especialistas.

O Ministério da Saúde, já em fevereiro, antes de a preocupação com a propagação do vírus se intensificar no Brasil, fez um alerta para essa informação falsa relacionada à erva-doce, ao fígado de boi e a outras substâncias alardeadas como eficazes contra a Covid-19.

“Até o momento, não há medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção”, reitera o ministério. As principais recomendações de prevenção continuam sendo: ficar em casa, lavar as mãos com frequência, utilizar álcool em gel para desinfecção, manter os ambientes ventilados e cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.

“Infelizmente, crescem em número as mensagens mentirosas afirmando que diversas substâncias e até alimentos têm eficácia no combate ao coronavírus. Existem pesquisas em andamento com diversas drogas, em vários centros do mundo. Só que até o momento não há nenhuma com eficácia totalmente comprovada. Alguns medicamentos já estão sendo utilizados em tratamentos, mas ainda assim não temos dados precisos da efetividade dessas medicações. Dizer que chá de erva-doce e fígado de boi agem contra a Covid-19 é fake”, diz o infectologista Paulo Santos, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.