Juventude contra FakeNews: É falso que governador do Pará tem mantido toneladas de medicamentos presos em um galpão

Fonte: G1

Circula pelas redes sociais fotos de embalagens de medicamentos acompanhadas de uma mensagem que diz: “Grave denúncia de que o governador do Pará está com toneladas de azitromicina e hidroxicloroquina presos num galpão da Sespa enquanto o povo morre com a receita nas mãos sem acesso à medicação”. É #FAKE.

A Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) fez, inclusive, um desmentido, em seu perfil no Instagram.

“A Sespa informa que é fake news a informação de que comprimidos de cloroquina e azitromicina estão presos em um galpão. Os medicamentos foram distribuídos para hospitais do estado, municípios e para a rede particular para salvar vidas. Compartilhar fake news é crime. Lamentamos profundamente mais uma vez esse tipo de atitude”, diz a nota.

O governador do Pará, Helder Barbalho, publicou no dia 7 de abril em seu perfil verificado no Twitter uma mensagem anunciando a distribuição – voltada apenas a hospitais com capacidade de atender pacientes de Covid-19 na rede pública e privada – de 74,9 mil comprimidos de azitromicina (500mg) e 90,7 mil comprimidos de hidroxicloroquina (400mg).

Ele ressaltou, na ocasião, que esses medicamentos serão utilizados somente em nível hospitalar e segundo critérios médicos. Ou seja, não tinham as farmácias como destino.

Alguns posts com a mensagem falsa utilizam, inclusive, as mesmas imagens divulgadas pelo governador.

O governo do Pará informa, em nota, que adquiriu os medicamentos e eles foram distribuídos aos 11 hospitais regionais do Pará, unidades municipais da região metropolitana de Belém, Monte Alegre, Juruti, Jacundá, Santarém, Breves, Altamira, Marabá, Ponta de Pedras, entre outras, além dos hospitais particulares.

“Todos os hospitais referenciados para o atendimento e tratamento de pacientes com sintomas e/ou diagnóstico do novo coronavírus que solicitaram medicamentos, de acordo com o protocolo da Secretaria de Saúde Pública (Sespa), foram atendidos. A Sespa informa que não procedem as informações sobre os medicamentos retidos dentro de um depósito na Sespa.”

É #FAKE que governador do Pará guarda em galpão medicamentos usados contra Covid-19 — Foto: G1É #FAKE que governador do Pará guarda em galpão medicamentos usados contra Covid-19 — Foto: G1

É #FAKE que governador do Pará guarda em galpão medicamentos usados contra Covid-19 — Foto: G1

Clique aqui e leia a matéria na íntegra

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.