Maioria de militantes do MDB apoia prisão em 2ª instância, diz pesquisa

Pesquisa do Instituto Ideia Big Data com militantes do MDB mostrou que 73% dos entrevistados concordam – total ou parcialmente – com a prisão de condenados em segunda instância pela Justiça.

O levantamento foi realizado entre 11 e 27 de novembro, a pedido da Comissão Executiva Nacional. Os participantes receberam um link com o questionário enviado por grupos do partido da rede social whatsapp.

Segundo a pesquisa, 23% dos militantes responderam discordar – parcial ou totalmente – da prisão em segunda instância. Outros 4% não souberam responder.

Partido mais democrático do Brasil, o MDB respeita a opinião divergente dos seus militantes e dos seus parlamentares em relação ao tema.

Na Câmara dos Deputados, tramita uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que estabelece a prisão em segunda instância. O texto já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A bancada do MDB na CCJ votou 100% favorável.

O assunto ainda será debatido com profundidade pela Comissão Especial criada para avaliar o mérito antes de ser levada a plenário.

“O MDB teve papel fundamental na elaboração da Constituição de 1988. Por esse motivo qualquer mudança no texto constitucional precisa ser avaliada com prudência. Sobretudo no que se refere a direitos individuais”, afirma o presidente Baleia Rossi, que é a favor da PEC.

Líder do MDB na Câmara, Baleia Rossi informou que o assunto será discutido com a bancada no começo do ano. Em entrevista à GloboNews, ele disse estar “otimista” em relação a votações, como a prisão em segunda instância.

RENOVAÇÃO DEMOCRÁTICA – A Nova Comissão Executiva Nacional do MDB se comprometeu a ouvir com mais frequência a militância do partido por meio de enquetes e pesquisas.

Em convenção realizada em outubro passado, os nove cargos administrativos da Executiva foram renovados com dirigentes que jamais haviam ocupado a função até então.

São eles: Baleia Rossi (presidente), Confúcio Moura (1º vice), Carlos Chiodini (2º vice), Daniel Vilela (3º vice), Newton Cardoso Jr. (secretário-geral), Gabriel Souza (1º secretário), Washington Reis (2º secretário), Marcelo Castro (tesoureiro) e Raul Henry (tesoureiro adjunto.)

Esta é a quarta reportagem da série sobre a pesquisa com militantes do MDB.  Leia aqui o primeiro texto publicado. Aqui o segundo texto da série, e aqui o terceiro.

 

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.