Mais de um milhão de brasileiros ganharam acesso à moradia digna no Governo do MDB

No dia 21 deste mês foi celebrado o Dia Nacional da Habitação, data criada para mobilizar a sociedade, organizações e poder público em busca de soluções para o déficit habitacional. Estima-se que mais de 7 milhões de brasileiros ainda não têm acesso a uma moradia digna.

 

Minimizar esse problema foi uma preocupação constante do MDB, entre os anos de 2016 e 2018. No período, mais de 1,2 milhão de brasileiros conquistaram o acesso à moradia digna por meio do programa Habitacional Minha Casa, Minha Vida. O ex-presidente Michel Temer também autorizou a retomada das construções de mais 66 mil imóveis além de fazer três chamadas do programa Cartão Reforma, totalizando mais de R$ 343 milhões em investimentos e diversos municípios.

 

A retomada das obras foi uma das ações mais importantes para garantir o acesso da população à moradia de qualidade. Informações divulgadas ano passado pelo extinto Ministério das Cidades apontavam que em agosto de 2016, haviam 181 mil obras do Minha Casa, Minha Vida paralisadas. Em agosto de 2018, esse número foi reduzido para apenas 29 mil.

 

No término da sua gestão, Temer autorizou ainda a contratação de mais 17,4 mil unidades habitacionais, porém a medida foi cancelada pelo atual governo. O ex-presidente comentou a importância desse trabalho ao entregar 1.080 unidades habitacionais em Goiânia (GO).

 

“Recebemos muitas obras paralisadas e houve um grande esforço para retomarmos esse trabalho, chegando ao ponto de conseguirmos entregar 1.200 unidades por dia. É a casa própria que dá alegria ao povo brasileiro”, disse.

 

Pesquisa – Divulgada em janeiro deste ano, uma pesquisa realizada pela da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostrou que fatores como aumento do desemprego e dos valores dos aluguéis aparecem como principais causas do aumento do déficit habitacional no país. O levantamento aponta ainda que, para atender à demanda por moradia no País nos próximos dez anos, seria necessário construir 1,2 milhão de imóveis por ano.

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.