MDB 52 anos – De volta às origens!

o comemorar 52 anos de sua fundação, o bom e velho MandaBrasa está de volta às suas origens. O partido voltou a adotar a sigla MDB – Movimento Democrático Brasileiro, como foi no tempo dos seus grandes líderes, entre os quais destacam-se Ulysses GuimarãesTeotônio Vilela e Tancredo Neves – abnegados homens públicos que consolidaram o maior partido do Brasil e ajudaram a escrever as mais importantes páginas da democracia brasileira.

Mas não é apenas o nome que mudou. O MDB voltou a conduzir os destinos do País, com Michel Temer na Presidência da República. Acostumado a fortes batalhas, mais uma vez, o MandaBrasa se viu diante de um desafio nacional, o de tirar o Brasil da pior crise econômica de sua história e reconduzir o País de volta aos trilhos do progresso.

E não poderia ser diferente. Novamente o MDB demonstrou o seu preparo e a sua capacidade de transformar e de realizar. Adotou o Plano que o próprio partido já havia apresentado à sociedade – a Ponte para o Futuro, elaborado pela Fundação Ulysses Guimarães. E Temer definiu: “O nosso lema é reformar para crescer”.

Os resultados não tardaram a surgir, com excelentes índices na economia nacional: a inflação mais baixa da história, caindo de 10,67% em 2015 para 2,95% em 2017; a bolsa de valores bateu recorde de negócios, atingindo 85.530 pontos em 2018; e os juros caíram de 14,25% em 2016 para 6,5% em 2018. As contas do governo tiveram superávit recorde para o mês de janeiro em 22 anos.

A produção industrial cresceu 2,5% em 2017, após 3 anos de queda. O comércio reaqueceu e a confiança voltou com investimentos de brasileiros e do exterior. Medidas reformistas garantiram a modernização das leis do trabalho, a redução dos gastos públicos e a recuperação das empresas estatais.

A retomada do crescimento já é uma realidade. “Colocamos o País nos trilhos. Agora o Brasil vai avançar mais”, garantiu o presidente Temer.

Sem jamais abdicar de sua história, o MDB também olha para o futuro em busca de novas causas, bandeiras nacionais e regionais que possam fazer com que o partido seja um grande artífice e um grande pilar da eleição de 2018.

O presidente nacional do MDB, senador Romero Jucá, disse que “é a hora do partido criar novas metas. “Essas metas incluem, para a ação política forte desse partido, a juventude, as mulheres e os movimentos que foram criados para levar o nome e defender o nosso partido. Movimento das mulheres, movimento dos jovens, movimento dos negros, movimento trabalhista, movimento socioambiental. Todos os setores que quiserem se mobilizar terão no MDB um instrumento forte de estrutura política e de força para levar à frente as suas ideias”.

O presidente da Fundação Ulysses Guimarães e ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco, vê as realizações do governo do MDB como uma boa herança para o Brasil. “O que somos hoje e os compromissos que nos levaram a superar a mais profunda crise econômica da história, nos permite dizer que nós temos um legado a defender e temos disposição política para defender esse legado”.

Aos 52 anos, que se comemora neste sábado (24), o velho MDB se renova, buscando em suas origens a força e a garra para seguir derrubando as barreiras à democracia, ao desenvolvimento sustentável, aos direitos do cidadão, e à justiça social.

 

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.