Projeto de Jucá fixa alíquota de ICMS para reduzir preço dos combustíveis

Brasília (DF) – O senador e presidente do MDB, Romero Jucá, apresentou proposta para fixar uma alíquota máxima para o ICMS dos combustíveis. Além de reduzir o valor dos combustíveis, a intenção da proposta é tabelar a alíquota para todos os estados.

Segundo o senador Romero Jucá, o projeto, protocolado na terça-feira (29), “é uma ação responsável e necessária que vai baratear o custo de vida de toda nossa população”.

A proposta pretende nivelar em 18% a alíquota máxima para a gasolina e o álcool, sem desequilibrar a paridade do preço dos dois combustíveis e sem prejudicar os produtores brasileiros de álcool. Já a alíquota em operações de óleo diesel será de 7%. Atualmente a porcentagem do ICMS varia de estado para estado.

O projeto deve ser agora discutido na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Após o parecer do relator na comissão, o projeto segue para ser apreciado em plenário. Como se trata de um projeto de resolução, a competência é exclusiva do Senado Federal, não precisando passar pela Câmara. Para que seja aprovado em plenário, o projeto precisa do apoio de 54 senadores.

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.