Osmar Terra defende inclusão do Brasil entre pioneiros pela erradicação da violência infantil

Brasília (DF) – O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra (RS), defendeu a inclusão do Brasil no grupo de países pioneiros pela erradicação da violência infantil. A proposta foi apresentada na quinta-feira (15), durante o encontro da Cúpula Agenda 2030, que reúne representantes de mais de 20 países em Estocolmo, na Suécia, para debater ações de proteção às crianças.

Segundo o ministro, o governo brasileiro – por meio dos ministérios do Desenvolvimento Social e dos Direitos Humanos – considera estratégico o ingresso do Brasil na parceria global para a superação da violência contra crianças e adolescentes. “Esta é uma preocupação constante, uma vez que os mais jovens são vítimas usuais de agressões, sejam sexuais, domésticas ou de infanticídio. Assim, nossa proposta é colaborar para a discussão e trocar informações com diversos outros países, buscando o que há de melhor para aplicar no Brasil”, enfatizou ele.

Osmar Terra também participou de conversas entre líderes e de uma reunião com a ministra das Crianças, da Terceira Idade e da Igualdade de Gênero da Suécia, Asa Regnér, acompanhado do embaixador do Brasil na Suécia, Marcos Vinicius Pinta Gama.

A proposta da inclusão do Brasil entre os países pioneiros ainda será avaliada por uma comissão, mas foi vista de forma positiva pela ministra sueca. Ela destacou o papel brasileiro no combate à violência infantil, além da importância de parcerias para acelerar a implementação de ações efetivas e o investimento em programas de atenção às famílias.

Asa Regnér explicou que as baixas taxas de mortalidade infantil e de abusos contra crianças na Suécia estão ligadas a políticas públicas que visam o bem estar da população. Desde os anos 70, existem leis que tratam de direitos e das responsabilidades dos pais, além de programas voltados ao desenvolvimento infantil integral na primeira infância.

De acordo com Osmar Terra, o programa Criança Feliz é um exemplo das ações desenvolvidas pelo governo brasileiro para acompanhar e orientar as famílias. Além de estimular o desenvolvimento da criança, ele também atua na prevenção da violência. No encontro, o ministro destacou ainda outros avanços realizados no país, como a implantação do Marco Legal da Primeira Infância, em 2016, e a lei de 2014 contra castigos corporais.

“Nosso objetivo é participar desse esforço mundial para atuar com foco nas crianças, principalmente entre 0 e 6 anos de vida. O Brasil já possui uma série de leis e medidas protetivas, mas precisamos medir esses efeitos, acompanhar os resultados para termos políticas ainda mais eficientes na redução da violência como um todo”, ressaltou.

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.