Para Simone Tebet, crédito de carbono pode render uma ‘nova safra’ para a agropecuária brasileira

Candidata visitou a Expointer, em Porto Alegre (RS), onde expôs de detalhes de seu plano de governo para o setor agrícola

A candidata Simone Tebet visitou na tarde desta quinta-feira (1/9), em Porto Alegre (RS), a Expointer, a maior feira a céu aberto da América Latina e um dos maiores eventos do agronegócio no mundo. No local, questionada por jornalistas, ela realçou a importância do setor para o país. “O campo é sinal de riqueza, de comida mais barata na mesa das famílias e de emprego para o trabalhador”, disse. “Isso é tudo o que Brasil precisa.”

Simone afirmou que está “pronta para defender” o agro brasileiro. “Ele é sustentável”, frisou. “É preciso deixar claro que o meio ambiente e o agronegócio caminham juntos.” Ela observou ainda que considera fundamental, tanto para o setor como para o país, promover uma boa imagem do campo brasileiro no exterior. “Isso é crucial, por exemplo, para que possamos atrair investimentos privados internacionais.” Nesse sentido, a candidata realçou a oportunidade que o mercado de crédito de carbono representa para o país. “Ele pode ser a terceira ou a quarta safra do agricultor”, alertou, referindo-se ao fato de o agro brasileiro já colher duas safras anuais, por vezes, dependendo da região, até três. “O mundo quer comprar crédito de carbono. Precisamos aproveitar isso.”

Na Expointer, Simone também expôs as bases de seu plano de governo para a agropecuária. O projeto inclui, entre outros pontos, a adoção do plano safra plurianual, com crédito, seguro e armazenagem; a expansão da logística, sobretudo ferrovias; o fomento à agricultura de baixo carbono e à integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF); a produção nacional de insumos agrícolas e fertilizantes, em busca do aumento de produtividade e redução da dependência em relação a importações; o apoio à agricultura familiar; o fortalecimento e a modernização da Embrapa e dos órgãos de extensão rural; o apoio à formação de polos agroindustriais; e o fortalecimento e o incentivo ao cooperativismo.

ENCONTRO COM EDUARDO LEITE

Na Expoiner, Simone Tebet encontrou-se com o candidato ao governo gaúcho Eduardo Leite (PSDB) e com o candidato a vice na mesma chapa, o deputado estadual Gabriel Souza (MDB). Leite contou a Simone que esteve pela manhã em um hotel, na cidade de Lajeado, onde havia participado de um debate. Ali, ele escutou comentários das mulheres que serviam no restaurante. Elas diziam: “Acho que eu vou votar numa mulher que eu vi… Eles estão brigando muito”. Foi aí que o ex-governador gaúcho interveio: “É essa aí a minha candidata!”, narrou.
Também acompanharam Simone na feira gaúcha o governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), o ex-governador Germano Rigotto (MDB), o ex-ministro Eliseu Padilha, os secretários estaduais Joel Maraschin (Desenvolvimento Econômico) e Marjorie Kauffmann (Meio Ambiente e Infraestrutura), além de Eduardo Cunha da Costa (procurador-geral do RS).

COLETIVA DE IMPRENSA

Na feira, em entrevista coletiva, Simone foi questionada sobre um eventual impacto do debate entre presidenciáveis, no domingo (28/8), nas pesquisas eleitorais. Ela disse que tal efeito talvez seja registrado nas sondagens que serão divulgadas na próxima semana, mas, desde já, percebe alterações expressivas no que definiu como o “termômetro das ruas”. “Estou percebendo isso desde os primeiros momentos do pós-debate”, disse. “As pessoas estão vendo que o Brasil e maior do que Lula e Bolsonaro. Elas estão vendo que temos alternativas e não precisamos requentar fórmulas do passado, muito menos permanecer com essa situação do presente. Somos o verdadeiro voto útil. Temos condições de apresentar soluções para os problemas reais do Brasil.” O “termômetro da ruas” também funcionou na Expointer. Ali, na feira, Simone foi abordada por eleitores, fez selfies e tomou chimarrão.

 

Assessoria de Imprensa
Campanha Simone Tebet

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.