Pesquisa MDB: Desemprego é maior problema do País, diz militância

Para os militantes do MDB, o desemprego é o maior problema do País. A conclusão é resultado da Pesquisa realizada pelo Instituto Ideia Big Data, a pedido da Comissão da Executiva Nacional do partido. O instituto ouviu 430 militantes, entre os dias 11 e 27 de novembro, por meio de um link enviado aos participantes em grupos da rede social whatsapp.

Do total de participantes, 40% responderam que o desemprego é o maior problema do Brasil. Em segundo lugar, com 28%, foi listada a corrupção e, em terceiro, a educação (7%), seguido de perto pela saúde (6%). Os resultados mostram a militância sintonizada com os problemas do País. Até o fim do ano passado, havia 12 milhões de desempregados no Brasil.

Uma das propostas em discussão para gerar empregos de forma sustentável é a realização da Reforma Tributária. O sistema atual é confuso, com efeito cascata, com entraves para a produção e também com deficiências na arrecadação. Desde abril passado, tramita na Câmara a PEC-45, de autoria do deputado Baleia Rossi (SP), que é o presidente nacional do MDB.

De forma resumida, a PEC-45 visa, basicamente, promover a simplificação do sistema tributário, transformando cinco tributos (três federais, um estadual e municipal) em apenas um, o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços). O texto já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputado e tramita na Comissão Especial.

Na pesquisa do Instituto Ideia Big Data, a militância do MDB foi questionada sobre a PEC-45. Quase 80% dos entrevistados afirmaram “concordar totalmente” que o partido precisa defender a proposta do presidente Baleia. Outros 11% responderam que “concordam em parte”, 3% “discordam em parte” e apenas 1% “discorda totalmente”.

No fim do ano passado, o Senado, a Câmara e o ministro Paulo Guedes (Economia) firmaram um acordo para criar uma Comissão Mista. O grupo irá juntar as propostas do governo e das duas Casas do Parlamento à PEC-45, do presidente Baleia Rossi. “Conseguimos chegar a um bom entendimento. O objetivo é votar neste primeiro semestre de 2020”, disse Baleia.

A Comissão terá como presidente o senador Roberto Rocha (PSDB-MA), e a relatoria seguirá com o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-AL). Dedicado à Reforma Tributária desde a Legislatura anterior, o deputado Hildo Rocha (MDB-MA) ocupará o posto de vice-presidente da Comissão Mista. “Hildo faz um excelente trabalho”, afirmou Baleia.

Esta é a segunda reportagem sobre a Pesquisa Ideia Big Data com a militância. Leia aqui o primeiro texto publicado referente ao posicionamento do partido em relação à polarização.

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.