Prefeita do MDB apresenta Plano Municipal da Primeira Infância

Boa Vista (RR), é a primeira capital do Norte a elaborar o seu Plano Municipal da Primeira Infância. O documento foi estabelecido a partir de 2017, com a aprovação do Marco Legal da Primeira Infância e estabelece diretrizes da ações que devem ser cumpridas pela Prefeitura, independente do gestor, para favorecer o desenvolvimento infantil.

O documento foi entregue pela prefeita Teresa Surita, do MDB de Roraima, e será apreciado na Câmara Municipal de Vereadores antes de entrar em vigor. No total, foram escolhidas 138 diretrizes que irão garantir a continuidade das políticas públicas para a infância desenvolvidas em Boa Vista.

A capital é hoje referência nacional do trabalho com a Primeira Infância, desenvolvendo iniciativas pioneiras como o Programa Família que Acolhe, criado em 2013, que atende a criança desde a gestação até os seis anos de idade, numa rede de serviços que integra a saúde, educação e promoção social.

“O Plano Municipal da Primeira Infância é um mecanismo novo e faz parte de uma discussão da sociedade para que a gente possa garantir os direitos da criança na primeira fase da vida, que são, principalmente, os primeiros seis anos. Não é um plano de governo, é um plano que serve para toda a cidade”, explicou a prefeita.

A gestão municipal optou por construir o documento de maneira democrática e inclusiva. Assim, a Prefeitura inseriu no processo crianças de 4 a 6 anos de idade, além dos pais, beneficiários do programa Família que Acolhe, vereadores e representantes do Conselho Municipal da Criança e Adolescente. Só nas escolas municipais foram escritas mais de mil sugestões.

“Com o Plano aprovado, nós temos as diretrizes para mostrar para a cidade as garantias para a criança na primeira fase da vida. Isso é muito importante, melhora muito a qualidade de vida das crianças, as futuras gerações, o conhecimento dos pais, a participação de todos na escola. É uma outra realidade, onde a gente dá sustentação a todo trabalho que a gente já faz”, afirmou.

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.