Na tarde de hoje (11), em Rio Claro (SP), o Secretário de Fazenda e Planejamento de SP, Henrique Meirelles foi condecorado com a medalha “Ulysses Guimarães – Liberdade e Democracia” ofertada pela Fundação Ulysses Guimarães. “Fico extremamente honrado em receber esta homenagem no momento em que o MDB está regenerando as suas bases. O MDB está olhando para o futuro construído em uma base partidária forte”, agradeceu.
Em seu discurso, Meirelles falou sobre os resultados do MDB ao longo dos anos. E iniciou lembrando da redemocratização. “O MDB é o Partido que está na hora certa e no lugar certo. Que garantiu a liberdade e o direito para todos com a Constituição de 1988”.
Também lembrou do governo emedebista presidido por Michel Temer, que “teve a oportunidade de mostrar o que o MDB pode fazer pelo Brasil: muitas reformas importantes”. Meirelles foi o ministro da Fazenda, durante a gestão Temer. “O MDB teve a coragem de colocar um teto de gastos, para que o Brasil resgatasse a sua credibilidade econômica. Também fizemos a Reforma Trabalhista, algo que o Brasil discutia há décadas. Além da lei de governança das estatais”.
Sobre a Reforma da Previdência, o secretário afirmou que “o Governo do Presidente Temer teve a atitude de coragem e grandeza em apresentar e defender uma reforma tão importante para a economia do país”.
Presente a condecoração, o Presidente Nacional do MDB, Baleia Rossi, disse que o MDB está “reafirmando seu compromisso com a Democracia e com suas bandeiras históricas”. Ele ressaltou que “os anseios da sociedade mudaram. Nós precisamos nos reconectar com ela”.
Baleia lembrou o papel de Ulysses Guimarães na promulgação da Constituição de 1988, “em que firma os compromissos com a democracia e a justiça social”. E, afirma que o “MDB precisa enfrentar a pauta do emprego”, que atinge milhões de brasileiros. “Essa é uma pauta que precisa ser prioridade ao MDB”. Sobre Meirelles, ele fez questão de frisar que “o ministro colocou o Brasil nos trilhos com as medidas econômicas adotadas no governo Temer”.
Também participaram da solenidade o Secretário de Gestão da FUG Nacional, Francisco Donato; os presidentes do MDB Mulher e da JMDB, Fátima Pelaes e Assis Filho, respectivamente; o presidente da FUG-SP, Rodrigo Arenas; o presidente da JMDB-SP, Bruno Gabriel; representando os vereadores da região, a vereadora Maria do Carmo; representando os prefeitos da região, a prefeita de Regianópolis, Carol; representando o MDB Afro, Cidinha; o presidente do Conselho da FUG Estadual, João Campos.