“Que festa linda, que calor humano, como é bom poder caminhar, como é bom ser ficha limpa”, diz Simone Tebet, em Carapicuíba

Candidata participou de caminhada e conheceu projeto que organiza comércio ambulante em município da Grande São Paulo

A candidata Simone Tebet participou, na tarde deste sábado (10/9), de uma caminhada no município de Carapicuíba, na Grande São Paulo, na região onde funciona o projeto Ambulante Legal. A iniciativa foi criada em 2017, com objetivo organizar e regularizar o comércio de rua na cidade. Ali, Simone falou, principalmente, sobre estratégias para aumentar a formalização do emprego no país, além de propostas para dar suporte os trabalhadores informais.

“Nossa obsessão é emprego, emprego e emprego”, disse a candidata, observando que, além da criação de novos postos de trabalho, é preciso mudar a realidade dos quase 40 milhões de brasileiros que hoje estão na informalidade. “Para isso, podemos diminuir os impostos pagos pelos empresários sobre as folhas salariais para que ele contrate mais gente”, afirmou. “E o trabalhador, com isso, possa ter direito à aposentadoria e ao fundo de garantia. Hoje, quem tem carteira assinada ganha em média R$ 2,5 mil. Na informalidade, ganha R$ 1,8 mil e não sabe se vai ter emprego no dia seguinte.”

O programa de governo de Simone Tebet prevê ainda a criação da Poupança Seguro Família, uma espécie de FGTS para informais. O projeto prevê que, todo mês, o governo depositará até 15% da renda declarada pelo trabalhador informal de baixa renda. Ele poderá sacar o dinheiro até duas vezes por ano, em casos de emergência. No caso do Ambulante Legal, projeto que Simone conheceu em Carapicuíba, os vendedores de rua são cadastrados pela prefeitura e passam a emitir nota como MEI (microempreendedor individual). Eles trabalham ainda em quiosques padronizados. O objetivo da ação é dar dignidade a esses trabalhadores e organizar o comércio na região, além de facilitar a circulação de pedestres nas imediações do polo comercial.

Na caminhada, Simone se emocionou com o apoio dos eleitores. Em discurso, agradeceu: “Que festa linda, que calor humano, como é bom poder caminhar, como é bom ser ficha limpa e ter soluções reais para os problemas reais do Brasil”. A seguir, afirmou que está “muito animada”. “Esta é a eleição mais importante da nossa história. Há 35 anos, tínhamos os mesmos indicadores sociais que temos hoje”, notou. “E o Brasil continua passando fome, com desempregados e pessoas em estado de insegurança alimentar.”
Ela observou que a grande guinada em relação a esse quadro terá como principal alavanca a educação – prioridade em seu projeto de governo. “Essa é a verdadeira revolução, em que o filho do pobre vai ter a mesma qualidade de ensino do filho do rico”, afirmou.

Simone destacou ainda que chegará ao segundo turno, conduzida principalmente por uma “massa silenciosa” formada por mulheres. “São elas que não querem mais essa polarização, que não aguentam tanto ódio, com as famílias divididas. Isso não é democracia, não é política. O Brasil nunca foi o país do ódio, foi da paz. Nós vamos unir esse povo novamente. Sem união o Brasil não volta a crescer, sem crescimento não teremos emprego e sem emprego não vamos ter comida na mesa do povo brasileiro.” Por fim, Simone puxou um coro com os eleitores que a acompanhavam na caminhada: “Com amor e com coragem, juntos e juntas, vamos mudar o Brasil de verdade”.

O prefeito de Carapicuíba, Marcos Neves (PSDB), em discurso, ressaltou a importância da candidatura de Simone em meio ao atual quadro de presidenciáveis. “Vocês já testaram um, e vocês já testaram outro”, disse. “Agora, é a oportunidade de testar uma mulher que tem experiência para administrar o país.” Também acompanharam Simone Tebet na caminhada, entre outras pessoas, a vice-prefeita de Carapicuíba, Gilmara Gonçalves (MDB) e os vereadores Professor Ladenilson (MDB) e Fabinho Reis (MDB).

Assessoria de Imprensa
Campanha Simone Tebet

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.