Quem cedo madruga, Deus ajuda

por Socorro Waquim*

Gosto muito da sabedoria popular. Em poucas e simples palavras, traduzem importantes conceitos e métodos. Começar a trabalhar nossas metas para o futuro com antecedência, organização, planejamento, empenho e engajamento, pessoal ou em grupo, pode garantir resultados melhores.

Foi assim que a Secretaria Nacional do MDB Mulher trabalhou o Projeto Mais Mulheres Eleitas 15, lançado no início de 2019, para as eleições municipais de novembro de 2020, e obtivemos resultados significativos em relação aos demais partidos, elegemos 1.483 prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras, um crescimento de 12% em relação ao número de mulheres emedebistas eleitas em 2016.

Continuamos a ser o Partido com o maior número de mulheres eleitas como prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras, e fortalecemos os resultados que fazem o nosso MDB continuar o maior partido do Brasil em número de cidades administradas, 774 no total.

Método, organização, planejamento e entusiasmo é o que vamos repetir agora, para 2022, com o Projeto Conexões Mulheres, uma iniciativa da Secretaria Nacional do MDB Mulher, com as Presidentes estaduais e o apoio da Coordenação Nacional dos Núcleos e da Fundação Ulysses Guimarães.

Com ele, a partir de amanhã, e durante as próximas segundas-feiras, por meio de videoconferências, todas as Presidentes estaduais vão organizar a apresentação e a discussão de assuntos estaduais, regionais e até de interesse nacional.

Desta forma, e a partir de nossas bases partidárias, construiremos propostas que servirão para posicionar as campanhas de deputadas estaduais, federais e senadoras em 2022, quando o MDB quer aumentar significativamente o número de candidatas eleitas para as Assembleias Legislativas, Câmara e Senado.

Ao final desta fase do Conexões Mulheres, teremos construído um painel nacional que somará os interesses, as demandas, as dificuldades mas também as soluções identificadas e as propostas políticas e eleitorais a partir do que pensa a nossa militância.

Com essa iniciativa, mesmo que virtualmente, voltaremos a reunir, como fizemos com o Mais Mulheres Eleitas, centenas de mulheres emedebistas, pré-candidatas ou não, em oficinas políticas de conhecimento, trabalho e estímulo à participação de mais mulheres nos espaços de poder.

É o primeiro de muitos passos que nos levarão à vitória em 2022. Queremos chegar lá e ter como resultado a representatividade e a qualidade parlamentar das bancadas emedebistas, homens e mulheres, dentro do Congresso Nacional e das Assembleias Legislativas, recuperadas à altura de nossa importância histórica, passada e futura.

* Deputada estadual MDB MA

Vice-presidente Nordeste MDB Mulher

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.