Se a medicina pode curar, nenhuma criança pode morrer, diz Simone Tebet, em Feira de Santana (BA)

Candidata expõe projetos para a área de saúde em visita Ao Hospital da Mulher e ao Instituto Família Azul, para atendimento de autistas

A candidata Simone Tebet visitou, na tarde desta segunda-feira (12/9), Feira de Santana (BA), onde realizou uma caminhada pelo centro da cidade, conheceu o Hospital da Mulher e o Instituto Família Azul, voltado para o atendimento de crianças com autismo. No município baiano, Simone destacou as ações voltadas à saúde, em geral, e à gestante, em particular, presentes em seu plano de governo.

Simone destacou que vai zerar em dois anos a fila de cirurgias, consultas e exames acumulados na pandemia no SUS. “Vai ser dinheiro fundo a fundo, da União para estados e municípios”, afirmou. “Eles vão executando, a gente vai pagando.” Além do mais, destacou a candidata, é “hora de atualizar a tabela SUS”, pois, sem isso, as portas dos hospitais “ficam fechadas para os pobres no Brasil”. Nesse sentido, Simone assumiu o compromisso de promover reajustes anuais de 25% na tabela, somando 100% em quatro anos. “Isso é dignidade, sem saúde não tem trabalho, a gente não sai de casa, não tem vida”, afirmou.

Em Feira de Santana, na visita ao Hospital da Mulher, Simone destacou ainda o programa “Mãe Brasileira”. Ele prevê o acompanhamento total de mães e bebês (até o primeiro ano de vida). Assegura, por exemplo, o apoio do governo federal à realização de pelo menos seis consultas de pré-natal, como preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS), além de exames, parto humanizado e um pequeno enxoval para os recém-nascidos. Se necessário, as mães terão direito a vale-transporte para comparecer aos pré-natais. “Se a medicina pode curar, se a ciência estiver à disposição, nenhuma criança pode morrer”, disse Simone. “Esse é o compromisso básico.”

Na visita a Feira de Santana, Simone foi acompanhada pelo prefeito da cidade, Colbert Martins (MDB). O Hospital da Mulher é municipal e atende 20 mil pacientes por ano, vindos de cerca de 80 municípios da região. Um dos serviços mais admirados da instituição é o alojamento para mães que permanecem no hospital enquanto os bebês estão internados na UTI. Apenas no primeiro semestre, 400 mulheres nessas condições hospedaram-se no centro médico.

COLETIVA DE IMPRENSA

Em entrevista coletiva, Simone foi questionada sobre o processo eleitoral e reafirmou que é a única candidata “capaz de pacificar o Brasil” – algo essencial para que o “país volte os olhos para seus reais problemas”. “E somos uma candidatura de centro com capacidade de dialogar com a direita e com a esquerda”, destacou. “E estamos otimistas. Saímos de 2% das intenções de volto para 7%.” Ela disse ainda que, até o momento, este tem sido um pleito dos “rejeitados”. “Mas, agora, as eleições começam para valer”, frisou.

A candidata também foi questionada sobre como atacar o problema da informalidade no trabalho. Uma das frentes de atuação nesse campo, observou Simone, é reduzir os encargos sobre a folha de pagamentos, permitindo, assim, que os empresários possam contratar formalmente um número maior de trabalhadores.

Detalhes do programa “Mãe Brasileira”
• captação precoce da gestante (até a 12ª semana de gravidez);
• garantia de 6 ou mais consultas de pré-natal;
• realização de exames laboratoriais e ultrassonografia;
• testes rápidos para sífilis e HIV;
• pactuação de pré-natal de risco;
• transporte público gratuito;
• visita antecipada à maternidade de referência para o parto;
• agendamento pela maternidade e garantia da consulta da puérpera e da primeira consulta do recém-nascido;
• bolsa e enxoval para o recém-nascido.

Assessoria de Imprensa
Campanha Simone Tebet

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.