Senador do MDB de Goiana inova ao criar conselho técnico parlamentar

O senador Luiz do Carmo, do MDB de Goiânia, está fazendo história ao lançar uma iniciativa inédita de acompanhamento, avaliação e transparência do seu mandato. Ele é o primeiro parlamentar do Brasil a instituir um Conselho Técnico Parlamentar Popular.

 

A proposta ganhou visibilidade esta semana e conforme o parlamentar, a instalação do Conselho é uma forma de ampliar a participação da sociedade nas decisões do seu mandato. “É um espaço para que a sociedade possa ser ouvida e consultada acerca dos projetos mais importantes a serem discutidos no Congresso Nacional”, destacou Carmo, em suas redes sociais.

 

Para a formação do Conselho, o senador pretende selecionar oito membros de cada um dos 264 municípios goiano, chegando a 1.968 pessoas. A seleção atenderá a critérios de inclusão e representatividade, preservando a paridade de vagas entre homens e mulheres, além de incluir pelo menos um membro com idade entre 16 e 18 anos; um membro com mais de 60 anos; pelo menos um membro deverá ser pessoa com deficiência; e pelo menos um morador de distrito ou zona rural do município.

 

“Pretendemos envolver essa parcela da sociedade para avaliar parte das minhas decisões e votos no Senado Federal e desta maneira, fazer do meu mandato um reflexo real dos desejos de toda a sociedade de Goiânia”, explicou.

 

Conforme a proposta, os membros do Conselho receberão informações sobre os principais temas que tramitam no Congresso Nacional e darão sua contribuição preenchendo fichas com as opções “Concordo”, “Discordo” e “Concordo desde que”. O senador também pretende promover encontros com o Conselho para explicar o funcionamento do Senado Federal, além de visitas ao Congresso Nacional.

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.