Senadora destaca medida que amplia acesso de mulheres à mamografia

A senadora Simone Tebet, do MDB do Mato Grosso do Sul, destacou em suas redes sociais a decisão dos Senadores que garantiu a ampliação dos exames de mamografia no Sistema Único de Saúde para mulheres com idade entre 40 e 49 anos.

O atendimento a esse público estava suspenso devido aos efeitos da Portaria 61/2015, do Ministério da Saúde. Para Simone, essa é uma conquista que encerra o Outubro Rosa com sucesso e que representa mais vidas salvas.

“As doenças não têm idade e dizer que um médico do SUS não poderá pedir uma mamografia porque uma mulher não tem sintomas é desmerecer o trabalho do profissional médico e um desrespeito às mulheres mais pobres”, afirmou a senadora.

Aprovado no Senado, a proposta segue para análise dos deputados. Mas, a senadora Simone, que também é presidente da Comissão de Constituição e Justiça, pediu que o Ministro da Saúde, Luiz Mandetta, suste a portaria antes mesmo do resultado da análise na Câmara Federal.

“Que o Ministro da Saúde revogue essa portaria com autorização do presidente Jair Bolsonaro no reconhecimento à necessidade de salvarmos vidas, salvarmos vidas de mulheres jovens brasileiras”, destacou.

Em defesa da ampliação do acesso ao exame gratuitamente, os parlamentares destacaram que a Portaria contraria a Lei 11.664/2008, que assegura a mamografia a todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade.

O câncer de mama é a variedade que mais causa mortes entre as mulheres brasileiras. De acordo com as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), só este ano, devem ser diagnosticados 59,7 mil novos casos da doença em todos o país. O exame de mamografia ajuda a diagnosticar precocemente a doença, facilitando o tratamento e aumentando as chances de cura.

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.