Simone Tebet apresenta projeto de regionalização da saúde no Brasil, em visita ao Paraná

Plano prevê a divisão do país em 400 regiões de saúde, ampliando o acesso da população com redução de custos e mais eficiência.
E mais. Simone vai zerar as filas e ampliar os recursos federais no SUS.

A candidata Simone Tebet apresentou na tarde desta segunda-feira (22/8), a base de seu projeto de regionalização da saúde no Brasil. O modelo ampliará o acesso da população a serviços, reduzirá custos e dará mais eficiência – tradicionalmente, muito baixa – a investimentos no setor. “O SUS tem feito muito, foi um gigante na pandemia, mas a área de saúde está totalmente desorganizada e subfinanciada”, disse. “Vamos recuperar o investimento do governo federal, financiando pelo menos 50% da saúde pública no Brasil. E vamos zerar a fila que a Covid deixou de consultas, exames e cirurgias, colocando dinheiro na conta de estados e municípios para que eles possam realizar essa tarefa.”

Em relação ao projeto para a área de saúde, o anúncio foi feito durante visita de Simone Tebet ao Ambulatório Multiprofissional Especializado (AMME), em Colombo, na Grande Curitiba (PR). Inaugurado em 2020, o local presta atendimentos em ginecologista, reumatologista, neurologista, oftalmologista e ortopedia, entre outros, a munícipes de 13 cidades, reunidas no Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná, coordenado pelo prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel (MDB). O polo de saúde foi criado na gestão do governador Ratinho Junior (PSD) para facilitar o acesso da população a consultas e exames especializados.

De acordo com Simone, seu projeto de regionalização, que tem similaridades com o modelo do AMME, prevê que municípios menores abram mão de estruturas ociosas e de baixa produtividade. Em contrapartida, eles poderão usar equipamentos (como hospitais) mais avançados, concentrados em municípios maiores e vizinhos. Pela proposta, o país será dividido em cerca de 400 regiões de saúde. Tal sistema permitirá reunir com qualidade e escala serviços de atenção primária, urgência-emergência, hospitalares (inclusive UTIs), especialidades médicas, além de recursos diagnósticos, terapêuticos e de reabilitação.

Acompanharam Simone Tebet na visita ao AMME a ex-prefeita de Colombo, Beti Pavin (MDB), que é candidata a deputada estadual, o prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel (MDB), o ex-governador paranaense e candidato ao Senado Federal Orlando Pessuti (MDB), além do deputado estadual Anibelle Neto, presidente do MDB local (PR) e candidato à reeleição, os candidatos a deputados federais Professora Sílvia, presidente do MDB Mulher-PR, o vereador de Curitiba Professor Euler (MDB), o deputado federal Rubens Bueno (Cidadania), candidato à reeleição, e Aloisio Nascimento (MDB), além da candidata a deputada estadual Débora Chemin (MDB).

Assessoria de Imprensa
Campanha Simone Tebet

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.