Temer defende reforma da Previdência para evitar pior cenário na economia

Brasília (DF) – Em entrevista nesta segunda-feira (29) ao programa do Ratinho, no SBT, o presidente da República Michel Temer esclareceu pontos a respeito da proposta de Reforma da Previdência, que será votada pelo Congresso Nacional em fevereiro. “É importantíssima [a reforma], tem que ser feita”, frisou Temer. Confira os destaques da entrevista:

1. Igualdade de direitos

“Não vão ter privilégios, vai ter igualdade”, assegurou o presidente. Isso porque a proposta prevê entre servidores públicos e funcionários da iniciativa privada, que devem receber até o teto da aposentadoria. Temer ressaltou que “o princípio da igualdade dá o suporte a nossa Constituição: todos são iguais perante a lei”.

Além disso, ele explicou ainda que quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e trabalhadores rurais aposentados não será afetado pelas novas regras. Para os contribuintes que já se aposentaram também não muda nada: ” o direito adquirido quem já completou o tempo de serviço não vai ter alteração nenhuma”, ressaltou.

2. Sem reformas, Brasil vai quebrar

Temer esclareceu que a aprovação da reforma previdenciária é essencial para que no futuro o Estado tenha recursos para pagar as aposentadorias. O déficit nas contas já chega a  R$ 268 bilhões. “Quando penso em fazer a reforma da Previdência, estamos pensando em impedir uma reforma previdenciária mais radical”, disse o presidente. Se as regras não forem alteradas, o Brasil “quebra”, segundo Temer.

Ele lembrou os casos recentes de Portugal e Grécia, em que os governos tiveram de cortar o pagamento de pensões e salários de servidores públicos por causa dos rombos nas contas públicas. ” Se não fizermos a reforma da Previdência agora, não vai sobrar dinheiro”, alertou.

3. Melhora da economia

Com a aprovação da medida, os indicadores econômicos do País devem avançar ainda mais. “De seis meses para cá, a economia já reagiu de tal maneira”, ponderou o presidente, ao mencionar o controle da inflação a 2,95% e a taxa básica de juros (Selic) a 7%. Para ele, “quando reformamos a Previdência, a economia vai dar um salto ainda maior”.

4. Apoio popular

O texto da reforma será votado no plenário da Câmara dos Deputados no mês que vem. Temer destacou que o diálogo intenso entre o Executivo, Legislativo e a sociedade é primordial na apreciação da matéria e que os votos a favor da reforma “estão crescendo”.

Por isso, ele argumentou que é essencial que a população expresse aos parlamentares o apoio à aprovação da reforma: “O deputado vai ressoar e fazer ecoar no Congresso a voz do povo”.

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.