O presidente Michel Temer sancionou, nesta segunda-feira (11), a lei que cria o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). O projeto determina as diretrizes para a atuação conjunta de diferentes órgãos de segurança federais, estaduais e municipais.
“Hoje, nós damos um passo importantíssimo para garantir mais tranquilidade ao povo brasileiro”, disse Temer durante a cerimônia no Palácio do Planalto.
No evento, o presidente também assinou uma medida provisória que transfere parte dos recursos arrecadados pelas loterias federais para o Ministério da Segurança Pública.
“A violência também tem um custo econômico para a sociedade. Um custo estimado em mais de 4% do PIB, pelo estudo que estamos publicando”, destacou o presidente.
De acordo com a lei sancionada, a atuação conjunta ocorrerá por meio de operações com planejamento e execução integrados, compartilhamento de informações e estratégias comuns de prevenção ao crime. Para isso, os órgãos que farão parte do sistema deverão compartilhar informações e promover troca de conhecimentos técnicos e científicos.