Vitória das comunidades: Governo do Rio cria Secretaria de Ações Comunitárias e Juventude

Nova pasta ampliará o atendimento à população mais carente; iniciativa vai ao encontro das manifestações apresentadas pelo MDB Comunitário-RJ após reunião com o governador

“A favela vai ter voz”. O slogan que marcou o Primeiro Grande Encontro do MDB Comunitário-RJ, no dia 10/12, virou realidade. O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou a criação da Secretaria de Ações Comunitárias e Juventude com a missão de ampliar ainda mais o leque de atendimentos à população fluminense, sobretudo a mais carente. A medida, publicada no Diário Oficial desta -quinta-feira (30/12), além de atender ao cumprimento de leis também promove a reinserção dos assistidos em programas sociais do governo.

– Durante o nosso evento do MDB Comunitário-RJ, o governador Cláudio Castro assinou uma carta se comprometendo a criar um canal de comunicação direta entre o Governo do Estado e a população de favela. Hoje a gente parabeniza o governador por ter cumprido a sua palavra, criando essa secretaria. O MDB Comunitário continuará na luta para dar vez e voz a esses territórios do estado, que precisam muito da presença do poder público – afirmou o presidente do núcleo Comunitário do partido, Vinício Ferreira Silva.

O comando da nova pasta ficará com o emedebista Gelby Justo, responsável pela refundação dos núcleos comunitários do partido no Rio. Em nota, o Governo do Estado divulgou que a escolha de Justo se deu por sua larga experiência na criação e manutenção de núcleos comunitários na capital fluminense e Região dos Lagos. Entre suas funções, o secretário vai liderar o planejamento e execução das atividades ligadas à assistência social, além de também ter a missão de promover parcerias em ações voltadas para os setores de habitação, saúde, emprego, esporte, lazer cultura, desenvolvimento e assistência social.

– O convite do governador Cláudio Castro muito me honrou. Ao criar a Secretaria de Ações Comunitárias e Juventude, o Governo do Estado garante atenção prioritária à população que vive nas favelas, e também aos jovens. Nosso objetivo é aproximar as ações do governo desses territórios, para levar mais investimentos e melhorar a qualidade de vida de quem mais precisa do poder público – disse o novo secretário Gelby Justo.

Na nota do Governo do Estado, o governador Cláudio Castro afirmou que a escolha do emedebista para o comando da nova secretaria se deu “por sua larga experiência na criação e manutenção de núcleos comunitários e projetos populares”. Pra o presidente do MDB-RJ, o deputado federal Leonardo Picciani, o apoio do governador às iniciativas voltadas a ampliar o atendimento e a oferta de serviços para os territórios de favela é uma demonstração clara dos esforços do governo do Rio para melhorar as condições de vida da população mais carente.

– O MDB Comunitário mostrou a sua voz e a força que tem a união pelo bem coletivo. Somos um partido com mais de 50 anos, que sempre esteve ao lado dos brasileiros nos principais momentos da história. E seguimos com essa missão. A principal função dos partidos políticos é mediar a solução dos problemas da sociedade. Seguimos juntos e com muita esperança de um futuro realmente melhor – avaliou Leonardo Picciani

Coordenador Geral de Núcleos do MDB-RJ, o ex-deputado estadual Rafael Picciani também parabenizou o Governo do Estado pela iniciativa.

– Todo mundo sofreu os efeitos econômicos da pandemia. As comunidades sofreram ainda mais. Perderam não só nas questões econômicas, de geração de emprego e renda, mas também nas áreas cultura, esportiva e de lazer. Ao criar essa secretaria, o governador Cláudio Castro demonstra à população que vive nas favelas, inclusive, a população jovem, a atenção e a prioridade que terão em seu governo – acrescentou Rafael.

Publicação de MDB – Rio de Janeiro 

 

 

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.