O presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), criticou o pedido da Defensoria Pública da Cidade de São Paulo que, por meio de ofício, solicitou que o Smart Sampa não ficasse em funcionamento durante o Carnaval:
“A Defensoria Pública da Cidade de São Paulo quer que os bandidos fiquem livres durante o Carnaval para curtir em paz. Parece piada, né, mas infelizmente não é. Foi exatamente este o pedido da Defensoria: desligar o Smart Sampa durante Carnaval”.
No vídeo, Baleia relata que o Smart Sampa já prendeu quase dois mil pessoas me flagrante delito, e outras 720 condenados foragidos da Justiça. A Defensoria alegou que o sistema de vigilância “fere a privacidade” de quem pula Carnaval na rua.
O Smart Sampa é uma proposta implementada pela gestão do prefeito Ricardo Nunes e foi aprovada pela população. Por isso mesmo Ricardo foi reeleito prefeito com quase 60% dos votos válidos.
Nesta terça-feira (25), o prefeito inaugurou o “Prisômetro”, que vai registrar o número de presos pelo Smart Sampa. É uma forma de prestação de contas do sistema de inteligência. “Bandido bom é bandido preso”, afirmou Ricardo.
Sobre o pedido da Defensoria, a prefeitura afirmou que o sistema será mantido. “A Defensoria precisa explicar por qual razão quer que a população fique privada desse instrumento de segurança”, disse.