O Movimento Democrático Brasileiro vai completar 60 anos no próximo mês, mais precisamente no dia 24 de março. Para celebrar a data, parte da história do partido será registrada em hotsite exclusiva para a data.
Partido com o maior número de filiados, o MDB é também a sigla com mais tempo em atividade na história da República. O partido foi fundado em 1966, como sigla de oposição à ditadura militar.
A partir de 1971, o MDB passou a ser presidido pelo deputado Ulysses Guimarães, e passou a exercer uma oposição mais efetiva ao regime. Sobretudo por causa do recrudescimento da ditadura, com perseguições e cassações.
O MDB atuou como uma frente ampla de oposição que congregava forças diversas — conservadores, liberais, reformistas e setores da esquerda — unidas pelo objetivo comum de restaurar a democracia.
A partir de 1979, a ditadura iniciou uma estratégia para enfraquecer o MDB, e passou a defender o pluripartidarismo. À revelia das principais lideranças do MDB, a reforma política foi aprovada, obrigado até mesmo os partidos usaram o “P” nos nomes.
Com isso, o MDB teve de se chamar PMDB. Ulysses seguiu como presidente da sigla. Em 1981, o PP, partido fundado por Tancredo Neves, optou por se fundir ao PMDB, pois existia voto vinculado, o que impedia a escolha de nomes de siglas diferentes.
Desde então, o MDB manteve-se com o maior partido do País. Na última eleição, o partido conquistou o maior número de mandatos eletivos, entre vereadores, vice-prefeitos e prefeitos somados. Um total de 9 mil nomes.



