Adeus a Ziraldo

O MDB Nacional e do Rio Grande do Sul lamentam profundamente o falecimento de Ziraldo Alves Pinto neste sábado, 6 de abril. Chargista, desenhista, cartunista, jornalista e escritor, Ziraldo foi um dos ícones da resistência democrática no Brasil.

Irreverente, corajoso e dono de um estilo de texto ácido e crítico, Ziraldo foi um dos fundadores do jornal “O Pasquim”, publicação de combate à censura e a ditadura militar. Durante toda a sua vida, seguiu uma postura política de defesa das liberdades individuais.

Na literatura infantil se tornou um dos maiores fenômenos do mercado editorial do País. Mas o “pai” de “O Menino Maluquinho”, como ficou conhecido, também emprestou o seu talento para tantos projetos de expressão nacional. É de sua autoria a icônica chama que ilustra a logomarca do “PMDB-MDB”, símbolo do orgulho emedebista.

Rômulo Brasil, fundador do MDB Memória e assessor do ex-senador Pedro Simon por décadas, recorda o momento da criação da logomarca. “Ele estava em Porto Alegre. Fez os traços enquanto aguardava o seu voo. Desenhou e nos entregou”, conta Brasil

Aos 91 anos, Ziraldo faleceu em casa. A família do MDB gaúcho presta à sua solidariedade e agradece por toda a sua contribuição ao Brasil.

 

publicado em: https://www.mdb-rs.org.br/?publicacao=adeus_a_ziraldo-25322

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.