Com quase seis décadas, MDB celebra aniversário neste domingo

Para celebrar a data deste domingo, o MDB lançou um vídeo institucional que deverá ser utilizado nas eleições municipais de 2024. O objetivo é valorizar a história e as conquistas da sigla partidária mais longeva em atividade.

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) celebra seu 58o aniversário neste domingo (24). Fundado em 1966, o partido irá completar seis décadas de existência em 2026, último ano da atual Legislatura.

Para celebrar a data deste domingo, o MDB lançou um vídeo institucional que deverá ser utilizado nas eleições municipais de 2024. O objetivo é valorizar a história e as conquistas da sigla partidária mais longeva em atividade.

O MDB foi lançado no fim de 1965 por deputados e senadores que faziam oposição à ditadura militar instituída no Brasil em abril de 1964. Os primeiros integrantes do MDB vieram de siglas como PTB, de João Goulart, e o PSD, de Juscelino Kubitschek.

João Goulart, também conhecido como Jango, foi presidente do Brasil entre 1961 e 1964, quando foi deposto pelo golpe cívico-militar de 1964. Juscelino Kubitschek comandou o Brasil entre 1955 e 1960.

O gráfico abaixo mostra que o MDB nasceu com 141 deputados, apenas um a mais que o número mínimo exigido pelas duras regras impostas pela ditadura no fim de 1965 para a criação de siglas partidárias.

Com o objetivo de tolher e controlar a atividade partidária, por meio do Ato complementar número 4, o regime militar determinou que só poderiam existir partidos com, no mínimo, 140 deputados e 20 senadores.

A maioria dos congressistas optou por aderir à Aliança Renovadora Nacional (Arena). Só quem de fato quis ir para oposição escolheu o MDB. O primeiro presidente da sigla foi o senador Oscar Passos, originário do PTB, partido que mais cedeu parlamentares.

Atualmente, o MDB é presidido pelo deputado federal Baleia Rossi (MDB). É seu segundo mandato no posto. Em outubro passado, ele foi reeleito após convenção nacional que renovou o diretório nacional e a Executiva Nacional.

A sigla tem como vice-presidentes: a deputada Elcione Barbalho (PA), o senador Confúcio Moura (RO) e o deputado Carlos Chiodini (SC).

O MDB tem promovido um resgaste da identidade do partido e realizado uma mudança geracional, com a consolidação de novas lideranças, como Simone Tebet (MS), Helder Barbalho (PA) e Renan Filho (AL).

O partido tem três governadores, e nove vice-governadores. Comanda quatro capitais, e deverá concorrer em 12 na próxima eleição. No Congresso, o MDB conta com 44 deputados federais, e 11 senadores.

Atualmente, o MDB tem ação colaborativo-propositiva com o governo federal. É do partido a proposta de Reforma Tributária (PEC-45/2019) aprovada no ano passado.

Também foi o MDB que ajudou a trazer a COP30 para a Belém. E a ideia de se criança uma poupança jovem para estudantes (Programa Pé de Meia) tem como proposta original um programa do governo do MDB em Alagoas.

Assessoria de Imprensa

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.