Com relatoria da deputada Iza Arruda, Comissão de Saúde da Câmara Federal aprova parecer do piso salarial dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 30/8, parecer apresentado pela Deputada Federal Iza Arruda (MDB/PE), relatora do Projeto de Lei 1731/21 que propõe o piso salarial para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. A aprovação do piso nessa comissão significa que o tema seguirá para avaliação conclusiva em outras comissões parlamentares, tais como Trabalho, Administração e Serviço Público; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Durante a reunião deliberativa, a deputada Iza Arruda fez a leitura do relatório e destacou o papel crucial desempenhado pelos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais no processo de recuperação de pacientes afetados pela COVID-19. Ela reforçou a essencialidade de estabelecer um piso salarial para assegurar a dignidade desses profissionais, além de incentivar a valorização da profissão. A deputada que também possui formação em fisioterapia enfatizou que respeitar esses profissionais é equivalente a “respeitar o movimento da vida”.

Iza Arruda ressaltou a crescente visibilidade e destaque conquistados pelos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais nos últimos anos, especialmente devido à pandemia do Covid-19. Além do acompanhamento dos pacientes desde o início até as fases subsequentes da doença, em casos graves que demandam intubação, os fisioterapeutas desempenham função crucial ao conduzir os ajustes, preparações e ventilação. Adicionalmente, eles têm um papel fundamental na reabilitação motora e física no pós-Covid-19.

O parecer foi aprovado de forma unânime, e a reunião contou com a participação de diversos representantes de conselhos, sindicatos e profissionais da categoria vindos de todas as partes do país.

Assessoria de Comunicação da Deputada Iza Arruda

Receba as novidades do MDB em seu e-mail

Cadastrando-se, você receberá SMS e/ou e-mails periódicos do MDB. Nunca enviaremos SPAM.

Escute nas plataformas

PARTICIPE! SEJA UM MILITANTE ATIVO

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

FILIE-SE AO MDB

Conheça as regras e entre para nosso time!

CONHEÇA NOSSOS NÚCLEOS

Venha fazer parte desse movimento que busca um país melhor sempre!

A força que movimenta o Brasil ESTÁ RENOVADA

O início, a oposição à ditadura, a democracia, a missão do partido. Conheça a história do MDB e descubra que somos muito mais que um partido.

EDUCAÇÃO POLÍTICA

Fundação Ulysses Guimarães

Conheça a fundação criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada e educação política para o exercício pleno da democracia.